Saúde

Rosácea: doença crônica que acomete principalmente pessoas de pele clara

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia 1,5% a 10% das pessoas são acometidas por essa doença sem cura

A doença caracteriza-se inicialmente por uma pele muito sensível, seca e que começa a ficar avermelhada facilmente.

A rosácea é uma doença vascular inflamatória crônica que acomete, em sua maioria, pessoas de pele clara entre os 30 e 50 anos. É mais comum em mulheres, porém, quando se manifesta em homens tende a ser muito mais grave. Sem cura definitiva, ela pode piorar ao longo do tempo e levar a mudanças permanentes na aparência. O tratamento aliado à prática ortomolecular tem se mostrado uma das melhores soluções, permitindo controlar os sintomas e evitando que a doença se agrave.

Fatores como histórico familiar positivo, exposição ao sol, exercícios extenuantes, mau funcionamento do sistema imune, banhos quentes e medicamentos para pressão alta entram para a lista de possíveis causas da doença, é o que explica o Dr J Bussade, nutrólogo e precursor da prática ortomolecular na América Latina.

Existem cinco subtipos de rosácea, que variam conforme ela se manifesta, mas, em geral, a doença caracteriza-se inicialmente por uma pele muito sensível, seca e que começa a ficar avermelhada facilmente. As lesões não necessariamente evoluem, mas, caso aconteçam, aos poucos, essa vermelhidão passa a ser permanente e aparecerem vasinhos, depois pápulas e pústulas, que lembram acnes e, posteriormente, podem ocorrer inchaços e nódulos nessa região. Em 50% dos casos surgem sintomas oculares como olho seco e blefarite, conta Bussade.

Tratamento

O especialista alerta ainda que qualquer disfunção estética sinaliza sempre um erro metabólico no organismo, portanto, a primeira coisa que se deve fazer é desintoxicar o paciente num âmbito geral, afinal o objetivo da prática ortomolecular é estabelecer o equilíbrio das células para que o corpo possa funcionar melhor. Em seguida, são feitos os tratamentos comuns com o uso de produtos químicos tópicos para diminuir a inflamação e a vermelhidão local, aliados a um laser de baixa frequência ou uma luz pulsada, que clareiam a pele, melhorando bastante a aparência da rosácea, complementa ele.

Os pacientes devem ainda evitar álcool e demais alimentos com efeito vaso dilatador, utilizar filtro solar diariamente e fazer testes para descobrir suas alergias e hipersensibilidades alimentares, tudo isso é claro aliado a uma boa alimentação, exercícios físicos e consultas regulares a um dermatologista.

Pontos moeda