Saúde

Segurar o xixi pode causar cistite ou infecção urinária?

É considerado dentro da normalidade, no máximo, 8 idas ao banheiro em 24 horas

Segurar o xixi não causa infecção urinária e sim a falta de água no organismo. 

É comum encontrar pessoas com dúvidas a respeito das doenças urinárias e suas causas. E uma das mais comuns é saber se segurar urina é prejudicial a saúde. Para esclarecer as dúvidas o Portal R7, publicou na editoria de saúde uma matéria com as principais perguntas e suas respectivas respostas.

A cistite é uma inflamação, sendo que a mais comum ocorre por uma bactéria, classificada como cistite bacteriana, também chamada de infecção urinária. Portanto, segurar o xixi não vai causar esse problema. Porém, quem bebe pouco líquido e deixa para urinar quando a bexiga está extremamente cheia - períodos que podem chegar a até 6 horas - pode dar mais chance para a bactéria alcançar a bexiga e se instalar, originando a infecção. 

Desse modo, a infecção não está associada a segurar o xixi, mas sim a ingerir pouco líquido, pois quem bebe muito não consegue aguentar períodos tão longos sem ir ao banheiro.

Levantar várias vezes durante a noite para fazer xixi é normal? 

Não. É considerado dentro da normalidade, no máximo, 8 idas ao banheiro em 24 horas, segundo o urologista Fernando Almeida, do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos. Mas, em média, uma pessoa urina 1,5 L por dia e, especificamente à noite, há uma menor produção por conta da liberação do hormônio antidiurético. Segundo ele, é comum ir uma vez ao banheiro no período noturno. Passando desse número, é possível que seja algum problema, como produção maior de urina ou bexiga de pequena capacidade

Por que algumas pessoas sentem vontade de fazer xixi com muita frequência? 

Pessoas que ingerem muito líquido vão mais vezes ao banheiro. O que não é comum é ir com muita frequência ao banheiro sem ter a ingestão de líquido aumentada. Nesta situação, é possível que a bexiga tenha pequena capacidade.

Beber água realmente previne pedra no rim ou quem tem predisposição terá de qualquer jeito? 

A formação de cálculo renal está associada ao componente hereditário e constitucional da própria pessoa. Quando se bebe mais líquido, a urina fica mais diluída, evitando assim, a formação de cálculo renal. No caso de quem já tem a pedra, o hábito de ingerir líquido também é indicado a fim de evitar o crescimento do cálculo já existente. Porém, mesmo bebendo líquido, a predisposição genética aumenta a chance de desenvolver o problema

Pontos moeda