Saúde

Descoloração pode prejudicar a saúde dos cabelos e causar corte químico

Muitas vezes os fios sofrem danos irreparáveis

Foto: Divulgação
O ideal são os produtos para cabelos loiros que possuem ácido hialurônico na composição.

Para manter os cabelos descoloridos é necessário o cuidado certo, caso contrário os fios não ficam bonitos e muitas vezes sofrem danos irreparáveis, como os cortes químicos. No Brasil 89% das mulheres que tem cabelos loiros são descoloridos, ou seja, não são naturais. A descoloração tira todo o pigmento do cabelo e faz com que as cutículas do fio se abram. Nesse processo o cabelo perde muita massa capilar e nutrientes.

Para ter fios bonitos e saudáveis após a descoloração é necessário que sejam realizados os cuidados apropriados para o cabelo que passou por esse processo, o da descoloração.

Hoje o mercado é repleto de soluções para manter o loiro bonito, mas nem sempre isso quer dizer, saudável. “A maior parte dos produtos para loiras apresentam uma proposta de neutralização das cores indesejadas, mantendo o tom do loiro inicial, mas o ideal é que as pessoas que descolorem o cabelo optem por uma linha de tratamento que possua ingredientes que neutralizem as cores indesejadas, reconstruam e tratem de maneira intensa os fios”, disse o coach capilar Kley Carvalho.

De acordo com o especialista, o ideal são os produtos para cabelos loiros que possuem ácido hialurônico na composição. Ele proporciona o preenchimento das fibras, tratando os danos causados pela descoloração e stress da fibra, garantindo um aspecto mais uniforme aos fios. Além de fortalecer e prevenir que esse cabelo se quebre no futuro.

Outro ingrediente que o especialista do Werner Coiffer mencionou é a Flor de Edelweiss. “Ela tem poder antioxidante contra os danos diários, e funciona como um calmante para a fibra sensibilizada do fio que sofreu descoloração”, disse.

"Hoje já encontramos produtos com esses ingredientes na mesma composição. Um cabelo loiro deve ter manutenção diária", destacou. 

Para uma manutenção completa, Kley dá as dicas: 

- Shampoo nutritivo para uso diário;

- Shampoo ultravioleta, que é um shampoo desamarelador, neutralizante, o ideal é que ele tenha ácido hialurônico e/ou flor de edelweiss na sua composição;

- Tratamento fortificante intenso para reconstruir a fibra do cabelo;

- Máscara de tratamento intenso, neutraliza os tons amarelados restaura, reconstrói e nutre a fibra.

- Sérum para tratamento instantâneo da fibra;

- Fortalecedor após a descoloração que repara a fibra instantaneamente, diminui a erosão dos fios danificados em sua superfície, combate a oxidação da cor e estabiliza o fundo de clareamento, além de proporcionar uma nutrição profunda e brilho.

Tomando todos esses cuidados e realizando o procedimento de descoloração somente após testes, não tem como dar errado. O resultado será um cabelo loiro nutrido e forte.

Pontos moeda