• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Você sente dor nos braços com frequência? Sinal aponta para problema grave

Saúde

Você sente dor nos braços com frequência? Sinal aponta para problema grave

Dor que pode parecer inofensiva pode ser um problema na coluna

Foto: Divulgação
Melhor a fazer é buscar a ajuda de um especialista para descobrir a origem da dor.

Sentir desconforto nos membros superiores pode ser um sinal de que algo não vai bem com outra parte do corpo: a coluna. Há problemas cervicais que se espalham para os membros provocando dormência, formigamento e pontadas. Nesses casos, como há diversas causas para o incômodo, o melhor a fazer é buscar a ajuda de um especialista para descobrir a origem da dor.

“Há diferentes patologias que provocam essa reação. Durante a consulta, o médico pode, além do exame clínico, solicitar exames para desenvolver o diagnóstico do problema”, aponta o ortopedista Lourimar Tolêdo.

Causas

Um deles pode ser a radiculopatia cervical, lesão que apresenta como sintomas a perda de força e a dor ou dormência nos braços.

“As causas mais comuns estão relacionadas a doenças degenerativas da coluna, como hérnia de disco cervical e formação de osteófitos, conhecidos como bicos de papagaio. Porém, é preciso investigar se a origem está relacionada a algum tumor, infecção, doenças reumáticas ou sequelas de traumatismos na coluna cervical”, destacou o médico.

Foto: Divulgação

Esse diagnóstico normalmente é realizado com base na história clínica do paciente e, em alguns casos, com a ajuda de exames como raio x , tomografia e ressonância magnética das costas.

Tratamento e prevenção

A partir da descoberta da origem da patologia, passa a ser possível começar o tratamento clínico, por meio de medicamentos e fisioterapia. Em casos sem resposta a esse tipo de conduta durante 12 semanas, pode ser necessária a realização de infiltrações com medicações e, nos casos mais graves, cirurgias.

Para prevenir a ocorrência desse tipo de problema, o ortopedista ressalta a importância de preservar a coluna. Para isso, ele recomenda ter boa postura, não manter o pescoço flexionado por muito tempo, enquanto usa o celular ou o tablet, por exemplo, além de fazer exercícios regularmente.