Saúde

Espírito Santo é referência nacional no combate e pesquisa sobre tuberculose

Estado vai oferecer exames com resultados mais rápidos, pesquisas de ponta e novos estudos sobre resistência e genética das bactérias

Larissa Agnez

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação
Laboratório já era referência estadual em micobacteriologia. 

O Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen-ES) é considerado referência nacional no combate e pesquisa sobre tuberculose. O comunicado foi realizado na sexta-feira (06). O estado também atenderá diversas regiões do país para a identificação da Mycobacterium tuberculosis, e de acordo com o coordenador geral do Lacen-ES, Rodrigo Ribeiro Rodrigues, o Centro só terá conhecimento de quais são esses estados no próximo mês. 

O Lacen-ES já era considerado referência estadual em micobacteriologia, porém, as pesquisas eram enviadas ao laboratório nacional Hélio Fraga, o que resultava em uma "demora" para resultados da cultura. "O exame tradicional demorava até 8 semanas para ficar pronto, agora teremos respostas mais rápidas, vamos realizar exames adicionais que estudam a resistência e a genética da micro bactéria", destacou o coordenador Rodrigo Ribeiro. 

Para Ribeiro, o selo de referência é uma conquista grande para o estado, principalmente, quando o laboratório está entre os cincos selecionados em todo o país. Mas, a conquista faz lembrar que os desafios agora são ainda maiores, aumentando a responsabilidade do Lacen-ES. 

Doença

Foto: Divulgação

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pelo Mycobacterium tuberculosis, que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e sistemas. A apresentação pulmonar, além de ser mais frequente, é também a mais relevante para a saúde pública, pois é a principal responsável pela transmissão da doença.

Modo de transmissão

A tuberculose é uma doença de transmissão aérea, ou seja, que ocorre a partir da inalação de aerossóis. Ao falar, espirrar e, principalmente, ao tossir, as pessoas com tuberculose ativa lançam no ar partículas em forma de aerossóis que contêm bacilos, sendo denominadas de, bacilíferas.

Teste rápido para tuberculose

O Ministério da Saúde oferece na rede pública de saúde (SUS) o teste rápido para diagnóstico, que utiliza técnicas de biologia molecular (PCR em tempo real) para identificar o DNA do Mycobacterium tuberculosis, permitindo seu diagnóstico em apenas duas horas.


Pontos moeda