Saúde

Após nadar em rio menina de 10 anos é morta por 'ameba que come o cérebro'

O protozoário que é encontrado em águas sem tratamento adequado, foi inalado pelo nariz e atacou o sistema nervoso central

Foto: Divulgação / Pexel
Lily Mae Avant morreu aos dez anos de idade, após ser contaminada pelo protozoário Naegleria fowleri.

Você já ouviu falar em Naegleria fowleri? É um protozoário que pode ser encontrado em água doce e morna, como rios, lagos e nascentes, ou até mesmo, em piscinas aquecidas sem tratamento adequado. Popularmente conhecido como ameba comedora de cérebro humano, o fowleri foi o responsável pela morte de uma meninas de 10 anos, no Texas nos Estados Unidos.

De acordo com informações do Portal R7, a menina morreu após ser contaminada pela ameba enquanto nadava em um rio. A escola de Lily Mae Avant confirmou a morte da estudante na segunda-feira (16), em sua página do Facebook, com a seguinte mensagem: "Estamos profundamente entristecidos".

Dois dias após nadar no rio, Lily começou a sentir dor de cabeça e febre. Em seguida, começou a agir de forma estranha e a se tornar incoerente, segundo o jornal britânico The Independent.

No hospital, os médicos confirmaram que ela tinha contraído a Naegleria fowleri. De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), do governo dos Estados Unidos, 34 infecções foram relatadas naquele país nos últimos 10 anos, de 2009 a 2018, o que demonstra que se trata de um fenômeno raro. Mais da metade dos casos registrados no mundo ocorreram no Sul dos Estados Unidos. De acordo com o Portal R7, há registro desse tipo de ameba no Brasil.

Contaminação 

Foto: Divulgação
O protozoário só causa infecção se inalado pelo nariz. 

O protozoário só causa infecção se inalado pelo nariz. Neste caso é preciso mergulhar e inalar a água. A ameba atinge o sistema nervoso central e provoca infecção no cérebro. 

Doença 

A Naegleria fowleri causa meningoencefalite amebiana primária (MAP), doença aguda que leva à morte. Os sintomas se parecem com a meningite: febre, dor de cabeça, vômitos, intolerância à luz e ao barulho.

A ameba resiste a altas temperaturas, suportando águas de até 45ºC. Para prevenir risco de contágio, recomenda-se não nadar em locais com água morna e parada e, caso entre na água, proteja o nariz.

Fonte: Portal R7 

Pontos moeda