Saúde

Quantas calorias é preciso queimar para perder 1 Kg?

Prática esportiva e plano alimentar ajudam promover o balanço energético negativo

Larissa Agnez

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação
Quem busca reduzir 1 Kg de gordura corporal por semana, é necessário reduzir 1.110 calorias de todo o consumo alimentar diário.

Muita gente pratica atividade física cronometrando as calorias perdidas durante o exercício. No pensamento popular, quanto mais calorias se queima, mais gordura corporal é eliminada, o que resulta no emagrecimento. É verdade, mas é preciso ter em mente que a prática esportiva e o plano alimentar devem caminhar juntos. Não adianta potencializar os exercícios e não mudar a alimentação. 

A nutricionista Cleide Kriger explica que quando conseguimos ingerir menos calorias e aumentar nosso gasto energético com práticas esportivas ou em atividades diárias, promovendo um balanço energético negativo, ocorrerá redução de nosso peso corporal. 

Mas quantas calorias é preciso queimar para perder 1kg?

"A recomendação para redução de peso, dentro de uma margem de segurança e com orientação do profissional capacitado (nutricionista ou médico da área) gira em torno de 0,5 a 1 Kg por semana, buscando preservar sua massa magra e a saúde de seu organismo", destacou a nutricionista. 

Em 1 Kg de gordura há 7.700 Kcal. Para redução de 500 gramas (0,5 Kg) de tecido adiposo por semana é preciso reduzir 550 calorias da ingestão alimentar diária. Buscando reduzir 1 Kg de gordura corporal por semana, é necessário reduzir 1.110 calorias de todo o consumo alimentar diário.

"A prática esportiva tornará mais eficiente essa equação, e um plano alimentar prescrito pelo profissional nutricionista respeitando a correta distribuição dos macronutrientes (carboidratos, proteínas e lipídeos), micronutrientes (vitaminas e minerais) e ingestão hídrica adequada, além das particularidades clinica e alimentar de cada indivíduo, tornará segura e duradoura essa perda de peso/gordura corporal pretendida", finalizou a especialista. 

Pontos moeda