Saúde

Ressaca é considerada uma doença por tribunal na Alemanha

Entende-se como doença até pequenas interrupções ou temporárias no estado normal ou na atividade normal do corpo, incluindo cansaço, náuseas e dores de cabeça

Foto: Divulgação
Médicos há muito tempo usam a palavra "veisalgia" como termo médico para designar a ressaca. 

Quem gosta de ingerir bebidas alcoólicas provavelmente já sofreu com a ressaca, que é o mal causado pela ingestão excessiva de álcool. De acordo com a médica hepatologista Edna Strauss, da Sociedade Brasileira de Hepatologia, quando uma pessoa ingere uma bebida alcoólica, o álcool passa pelo tubo digestivo, que absorve uma parte, mas 90% da substância vai para o fígado.

O problema é que o fígado não consegue metabolizar tudo. Parte do álcool ingerido acaba indo para a corrente sanguínea e, assim, passa por todo o corpo, inclusive pelo cérebro. O que define uma ressaca mais ou menos forte é a sensibilidade de cada um, “quem bebe todos os dias, não sente tanto os efeitos da ressaca, o que não significa que o organismo não sofra as consequências do alto nível de álcool no sangue", destacou a médica.

A condição, comum para muita gente, já fez com que muitas pessoas fossem parar no hospital ou faltassem ao trabalho. O que as pessoas não imaginam, é que a ressaca é uma doença, de acordo com um tribunal em Frankfurt, na Alemanha, durante um julgamento de um fabricante de uma bebida contra ressaca. O tribunal afirmou que a condição é uma doença. 

O fabricante foi parar na justiça, após pessoas darem queixa contra a empresa que estava oferecendo "shots" de uma bebida que prometia curar os efeitos colaterais do álcool. Na decisão, os juízes argumentaram que empresas que vendem alimentos e bebidas não podem comercializá-los como sendo a cura para sintomas relacionados à ressaca, como cansaço, náusea e dores de cabeça.

Segundo o Portal R7, a decisão que foi publicada no jornal britânico The Guardian, argumentou que "um produto alimentício não pode atribuir propriedades para prevenir, tratar ou curar uma doença ou dar a impressão de que possui essa propriedade". 

O tribunal, tratou a ressaca como uma doença, porque segundo o júri, "entende-se como doença até pequenas interrupções ou temporárias no estado normal ou na atividade normal do corpo, incluindo cansaço, náuseas e dores de cabeça, que a empresa alegou que seu produto poderia acabar", acrescentaram os júizes.

Os médicos há muito tempo usam a palavra "veisalgia" como termo médico para designar a ressaca, observaram os juízes.

Os sintomas da ressaca são um sinal de alerta que protege o corpo que ajudará os seres humanos a modificar o comportamento ao longo dos anos e passar essa vantagem evolutiva para as próximas gerações. 

Fonte: Portal R7

Pontos moeda