Saúde

Cuidados diários com os olhos e consultas rotineiras podem evitar a perda da visão

Hidratar os olhos, mantê-los limpos e protegê-los dos raios ultravioletas estão entre os cuidados essenciais para o dia a dia

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Muito se fala de cuidados com a pele, com os cabelos e com o coração, por exemplo, mas você sabia que os nossos olhos também necessitam de cuidados diários? Eles precisam de cuidados e estímulos, como olhar para diferentes distâncias várias vezes ao dia e mantê-los hidratados.

De acordo com o médico do Hospital de Olhos de Vitória, Renato Vieira Gomes, os cuidados diários com os olhos são essenciais para proteger a visão e toda a saúde ocular, pois favorecem não só a sua proteção, como todo o funcionamento ocular reduzindo o desenvolvimento de outros problemas oculares como a catarata e os problemas de retina.

Uma medida básica é adotar sempre o uso de óculos de sol de qualidade com filtros UV. Eles são essenciais para proteger a visão dos efeitos da radiação tanto em dias de sol quanto em dias nublados reduzindo o desenvolvimento de doenças oculares, além de garantirem mais conforto para os olhos.

“O óculos de sol de qualidade contém os filtros que oferecem proteção contra os raios UV. Essa proteção é fundamental para manterem a saúde dos nossos olhos quando estamos ao ar livre. Se não tiver proteção, os óculos não devem ser utilizados, pois o efeito é reverso, ou seja, ele expõe ainda mais os seus olhos aos efeitos nocivos do sol. Isso acontece, pois as lentes são escuras e por isso a pupila se dilata, e estando dilatada permite maior entrada de radiação. Se os óculos não tiverem o filtro acabam por facilitar uma maior exposição aos raios UV”, disse.

Outro fator muito importante é manter a higiene dos olhos, ou seja, mantê-los limpos, livres dos produtos químicos utilizados do dia a dia, como protetores solares e maquiagens. As partículas de cosméticos nos olhos podem provocar irritações.

O médico disse que é muito importante interromper, em alguns momentos do dia, o que está a fazer e fechar os olhos durante alguns segundos. “Essa medida ajuda a relaxar os olhos, uma vez que ao serem fechados não necessitam de focar em nada, prevenindo assim o cansaço ocular e outros problemas como dores de cabeça”, disse.

O médico André Machado disse que outro ponto fundamental é manter a lubrificação dos olhos. De acordo com ele, são vários os fatores que podem interferir na hidratação dos olhos, além da TV e dos objetos eletrônicos, a exposição ao sol, fumaça, poluição, ar condicionado e vento são agentes que prejudicam e podem provocar diversos problemas que vão além da síndrome do olhos seco, como as úlceras corneanas. “A TV o os objetos eletrônicos estão entre os causadores dessa síndrome, pois quando estamos expostos a eles acabamos picando menos, e dessa forma, não hidratando adequadamente os nossos olhos”, disse.

O médico disse que alguns cuidados fundamentais para manter os olhos lubrificados e saudáveis começam com a boa higienização das mãos e olhos, o fato de piscar regularmente, mesmo quando exposto aos objetos eletrônicos, que são grandes causadores da desidratação dos olhos; descansar os olhos; beber água constantemente; não ficar exposto a grande poluição; de usar colírio diariamente para manter os olhos hidratados e nutridos, esse ponto é claro que com indicação do oftalmologista e consultar o médico regularmente a fim de saber como está a saúde ocular.

Pontos moeda