Saúde

Especialistas alertam: cuidados com a saúde mental dos idosos evitam outras doenças

Os familiares podem contribuir muito para amenizar os riscos de desenvolvimento de doenças durante a pandemia

Foto: Reprodução

O isolamento ocasionado pelo novo coronavírus está trazendo um alerta para famílias que têm idosos vivendo sozinhos em casa: o reflexo da saúde mental na saúde física. Profissionais da área de saúde que atuam no cuidado destes pacientes relatam o desenvolvimento de doenças que comprometem a saúde mental e podem afetar o restante do organismo, acarretando em um cenário favorável para o adoecimento físico. 

"Pessoas que enfrentam quadros de estresse, ansiedade e depressão são afetadas. Elas podem apresentar uma redução da imunidade, maior suscetibilidade de infecções, não só do covid-19, mas pneumonias e infecções urinárias que são mais frequentes em idosos", considera o geriatra Kleber Xavier.

A psicóloga Regina Celebrone, doutora em distúrbios da comunicação que atende idosos há quase duas décadas, destaca a importância do afastamento dos corpos para evitar o contágio, mas da aproximação emocional para preservar a saúde física e psicológica. Para ela, as redes de apoio são fundamentais durante o distanciamento social. "A qualidade de pensamentos, de emoções e afetos atingem diretamente o corpo. A saúde mental está ligada ao biopsicossocial. Neste momento, como os relacionamentos sociais estão tolhidos, cerceados, isso vai interferir na qualidade psicológica e física", explica Regina.

ATENÇÃO E CUIDADOS

Os familiares dos idosos podem contribuir muito para amenizar os riscos de desenvolvimento de doenças durante a pandemia. Conversas interessantes sobre histórias antigas e inclusão em atividades interativas são exemplos de acolhimento.

Para o geriatra, os idosos que estão vivendo o isolamento acompanhados têm apresentado uma resposta melhor aos desafios do que aqueles que estão completamente sozinhos. "A gente observa que idosos que estão em quarentena com outros idosos, casais, familiares e casas de repouso, têm estímulos para contato, estão produzindo e tendo algum tipo de resposta na questão psicossocial", explica Kleber Xavier. 

ALTERNATIVA QUE FAZ BEM

Para familiares que não podem estar perto dos idosos constantemente, as casas de hospedagem são uma boa opção. Muitas delas adaptaram o atendimento para proteger os seus hóspedes da contaminação contra a covid-19, mas intensificaram as atividades sociais, físicas e a interatividade com amigos e familiares. "Beijos e abraços foram suspensos temporariamente, mas incluímos chamadas de vídeo e áudio diária com os para que eles possam ver e ouvir mães e avós que estão hospedadas conosco", afirma a fundadora da Solary, Roberta Bombonatto.

CUIDADOS ESPECIALIZADOS

Atividades físicas também fazem parte do cotidiano das idosas que participam de aulas de dança, música e fazem fisioterapia. "A interação aumenta para espantar a ansiedade, estresse, tristeza e sentimento de abandono. Doenças oportunistas podem ser geradas com idosos fragilizados", destaca Jane Mendes, responsável técnica da Solary.


Pontos moeda