Saúde

Duas prefeituras da Grande Vitória começam vacinar adolescentes nas escolas nesta sexta-feira

Não será necessário fazer o agendamento. Os estudantem precisam levar documento de identificação com foto, CPF ou cartão do SUS e o Termo de Consentimento assinado pelo responsável.

Bianca Santana Vailant

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução Fernando Frazão/Agência Brasil

Mais pontos de vacinação sendo abertos na Grande Vitória. As prefeituras de Vila Velha e Cariacica irão vacinar os adolescentes maiores de 12 anos nas escolas de Ensino Fundamental do município. A imunização começa a acontecer nesta sexta-feira (24). 

Em Vila Velha, a primeira escola a receber o mutirão é a UMEF Professor Rubens José Vervloet Gomes (Vila Olímpica), no bairro Soteco. A imunização começa a partir das 9 horas da manhã e se estende até às 15 horas. De acordo com a prefeitura, serão vacinadosos 660 alunos. 

Para se imunizar, não será necessário fazer o agendamento. Basta estar  matriculado e comparecer no dia determinado para a vacinação. Os estudantem precisam levar documento de identificação com foto, CPF ou cartão do SUS. Além disso, é necessário levar o Termo de Consentimento assinado pelo responsável. 

Já em Cariacica, os adolescentes maiores de 12 anos matriculados na Rede Municipal de Ensino receberão as doses do imunizante da Pfizer - único autorizado pela Anvisa a ser usado nesta faixa etária - no turno vespertino. A primeira unidade de ensino contemplada pela imunização será a EMEF Luzbel Pretti, no bairo Operário. 

Em Vitória, até o momento, a vacinação dos adolescentes será feita exclusivamente por meio de agendamento online. A prefeitura informaou ainda que durante as visitas domiciliares ou por telefone, os agentes de saúde identificam os moradores com idade entre 12 e 17 anos e os vacinam, mesmo sem agendamento online.

A Secretaria de Saúde da Serra informou que, por enquanto, não há estratégias para vacinação contra a covid-19 nas escolas.

Leia Também: Veja quais são as 10 cidades do ES que aplicarão a 1ª dose da vacina contra covid-19 sem agendamento

Vacinação sem agendamento também em terminais do Sistema Transcol

Para avançar na imunização da população capixaba, os municípios de Vila Velha, Cariacica e Vitória realizam a aplicação de vacinas contra covid-19 sem agendamento em pontos estratégicos. 

Vila Velha começou nesta quinta-feira a vacinar pessoas acima de 18 anos que ainda não receberam a primeira dose dos imunizantes. A aplicação das vacinas vai permanecer até a sexta-feira (24), no Terminal de Vila Velha, de 17h às 20h.

Segundo a prefeitura, a expectativa é de que quatro mil pessoas sejam contempladas. A vacinação acontecerá também no Terminal do Ibes, a partir da próxima semana.

Em Cariacica, a imunização teve início na quarta-feira (22), no Terminal de Campo Grande, com aplicação da primeira dose em pessoas de 18 anos ou mais. No primeiro dia, foram vacinadas mais de 530 pessoas.

A aplicação será feita de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h às 17h até o dia 1º de outubro. Vale lembrar que o cidadão precisa ser usuário do Sistema Transcol e estar no interior do Terminal para conseguir se vacinar.

Vacinação sem agendamento também acontece no Shopping Vitória

A Prefeitura de Vitória vai vacinar pessoas com 18 anos ou mais e também aqueles que receberam a primeira dose da vacina Coronavac há 28 dias ou mais.

A ação vai acontecer no próximo sábado (25), de 9h às 17h, no estacionamento do Shopping Vitória, no Subsolo do Cinema. A expectativa é vacinar 2 mil pessoas e haverá distribuição de senhas no local.

Saiba como se vacinar sem realizar o agendamento

Para se vacinar, basta comparecer no local portando documento oficial com foto, CPF ou cartão do SUS. Não será necessário agendamento. 

Para agilizar o atendimento no Terminal, o ideal é que a pessoa faça seu pré-cadastro no site Vacina e Confia. Mas quem não tiver o cadastro pode fazer na hora da vacinação. É indispensável a apresentação de um documento de identificação com foto.

Leia mais: Vila Velha abre 13 mil vagas para vacinar adolescentes com mais de 12 anos

Pontos moeda