Saúde

Profissionais de saúde serão imunizados com 3ª dose no ES

De acordo com a Sesa, assim que forem disponibilizadas ao Estado doses para este grupo, estas serão enviadas aos municípios para início da imunização.

Bianca Santana Vailant

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação/Pixabay

Profissionais da saúde serão vacinados com doses de reforço contra covid-19 no Espírito Santo. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Na última sexta-feira (24) o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou o reforço para este público. 

De acordo com a Sesa, assim que forem disponibilizadas ao Estado doses para este grupo, estas serão enviadas aos municípios para início da imunização.

Em nota, a Secretaria da Saúde informou que já vinha defendendo a vacinação dos profissionais da saúde com dose de reforço. Afirmou ainda que "a decisão foi um importante passo para a Campanha de Vacinação Contra a covid-19". 

Ministro anuncia dose de reforço para profissionais da saúde no Twitter

O anúncio foi feito pelo ministro, Marcelo Queiroga, na última sexta-feira (24). As vacinas da Pfizer devem ser priorizadas nesses casos, e a dose de reforço deverá ser aplicada a partir de seis meses após as duas primeiras doses.

"Acabamos de aprovar a dose de reforço para profissionais de saúde, preferencialmente com a Pfizer, a partir de seis meses após a imunização completa. Essa já é a maior campanha de vacinação da história do Brasil. Brasil unido por uma #PátriaVacinada", publicou Queiroga na rede social. 

Queiroga, no entanto, não deixou claro quais outros imunizantes podem ser utilizados na falta de Pfizer.

Dose de reforço já é aplicada em idosos 

Hoje, o Ministério da Saúde já orienta a dose de reforço para idosos acima de 70 anos, também com Pfizer. Contudo, Estados como São Paulo têm utilizado também a Coronavac para esses casos.

Queiroga cumpre isolamento em Nova York após testar positivo para a Covid-19, na terça-feira.

Pontos moeda