Saúde

Setembro Dourado: Palestra nesta quarta alerta para os sinais do câncer infantojuvenil

A Acacci e o Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória promovem uma palestra gratuita e aberta para o público no auditório do HPM, em Vitória

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação

Para encerrar o mês marcado pela campanha "Setembro Dourado", a Associação Capixaba contra o Câncer Infantil (Acacci) e o Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória (Hinsg) promovem nesta quarta-feira (29) uma palestra gratuita e aberta para o público no auditório do HPM, em Vitória. 

O objetivo é reforçar a importância do diagnóstico precoce para combater o câncer infantojuvenil. 

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer, o câncer infantojuvenil representa cerca de 3% de todos os casos de câncer diagnosticados, e tem incidência estimada de 8.460 casos novos por ano no país.

Especialistas afirmam que quando a doença é identificada cedo, as chances de cura podem ser maiores que 80%. No Espírito Santo, o centro de tratamento referência é o Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória (Hinsg).

Foto: Divulgação/Acacci

O evento de encerramento da campanha "Setembro Dourado" será sediado no auditório do HPM (Hospital da Polícia Militar), localizado no bairro Bento Ferreira, em Vitória, das 10h às 12h, e será aberto ao público

A ação vai contar com a participação da médica Glaucia Perini Zauin Figueiredo, que também é conselheira da associação.

No evento, a especialista falará sobre a importância da vigilância aos sinais e sintomas que indicam o câncer infanto-juvenil. Além disso, abordará assuntos como diagnóstico e tratamento.

A campanha "Setembro Dourado"

Para reforçar o alerta, a Associação Capixaba contra o Câncer Infantil – Acacci realiza a campanha Setembro Dourado no Espírito Santo.

“O movimento Setembro Dourado é uma importante oportunidade para a Acacci potencializar o alcance do tema e sensibilizar os diversos públicos, além de disseminar o seu propósito de oferecer às crianças e aos adolescentes em tratamento de câncer um programa de assistência com uma abordagem integrativa e complementar”, afirma a superintendente da Acacci, Luciene Sena.

Veja também: Câncer já é a principal causa de morte de crianças e adolescentes

Saiba como identificar os principais sintomas do câncer infantil

Em todo o mundo, aproximadamente 215 mil novos casos de câncer são diagnosticados por ano em crianças menores de 15 anos, e cerca de 85 mil em adolescentes, entre 15 e 19 anos. 

No Brasil, os óbitos por câncer entre crianças, adolescentes e adultos jovens correspondem à segunda causa de morte, segundo a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC).

De acordo com o documento da Sociedade Brasileira de Pediatria, os tipos de cânceres mais frequentes nessa faixa etária são as leucemias, os tumores do sistema nervoso central e os linfomas.

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que para cada ano do triênio 2020/2022 sejam diagnosticados no Brasil 8.460 novos casos de câncer infanto-juvenis, sendo 4.310 em homens e 4.150 em mulheres.

Veja quais são os principais sintomas do câncer infantil:

- Perda de peso não intencional contínuo e inexplicável;

- Dores de cabeça progressivas e persistentes

- Aumento do inchaço ou dor persistente nos ossos ou articulações

- Protuberância ou massa no abdômen ou pescoço;

- Mudanças repentinas na visão;

- Febres recorrentes não causadas por infecções;

- Hematomas excessivos;

- Sangramento repentinos sem explicação;

- Palidez perceptível;

- Cansaço prolongado.

Leia mais: Saiba quais são os 10 principais sintomas do câncer infantil

Apoio do Instituto Americo Buaiz

A Acacci conta com o apoio do Instituto Americo Buaiz. Uma organização da sociedade civil que nasceu em 4 de julho de 2017 com a missão de apoiar o desenvolvimento social do Estado do Espírito Santo.

O objetivo é usar a força da comunicação em favor de entidades do Terceiro Setor e promovendo ações e projetos nas áreas de educação, cultura, assistência social e meio ambiente.



Pontos moeda