Saúde

Beber até três xícaras de café por dia aumenta a expectativa de vida, diz estudo

Segundo o autor da pesquisa, que contou com mais de 449 mil participantes, o café pode ser considerado um estilo de vida saudável, quando consumido moderadamente

Pela manhã, após o almoço ou aquela xícara estratégica, no meio da tarde, para relaxar durante a pausa no trabalho ou nos estudos. Presente, diariamente, na vida de muitas pessoas, afinal, será que o café faz bem ou mal para a saúde

Foto: Divulgação

Um estudo recente, publicado no European Journal of Preventive Cardiology, foi atrás dessa resposta e acabou descobrindo que beber de duas a três xícaras de café diariamente está associado a um aumento da expectativa de vida. O hábito também contribui com o risco menor de desenvolver doenças cardiovasculares, quando comparado com pessoas que ou evitam ou não consomem a bebida.

> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de Saúde!

Segundo o autor da pesquisa, Peter Kistle, o consumo leve e moderado, o café deve ser considerado um estilo de vida saudável. "Neste grande estudo observacional, o café moído, instantâneo e descafeinado foi associado a reduções equivalentes na incidência de doenças cardiovasculares e morte por doença cardiovascular ou qualquer outra causa", disse.

Sobre a pesquisa

A pesquisa contou com 449.563 participantes, entre 40 e 69 anos de idade, livres de arritmias ou outras doenças do coração. Os cientistas examinaram a ligação entre os tipos de café e arritmias incidentes, problemas cardiovasculares (doença cardíaca coronária, insuficiência cardíaca congestiva e acidente vascular cerebral isquêmico) e até mesmo a morte.

No questionário preenchido pelos voluntários constavam quantas xícaras de café bebiam por dia e qual o tipo que mais consumiam. A maioria dos voluntários declarou optar pelo instantâneo (44,1%), seguido do café moído (18,4%) e o descafeinado (15,2%).

Mais de 100 mil participantes, o equivalente a 22,4% do total, não bebiam café — o grupo serviu como comparação para a incidência de doenças

No final da pesquisa,  todos os tipos de café foram relacionados a uma redução na mortalidade, independentemente da causa. A menor taxa foi observada em pessoas que consumiam de duas a três xícaras por dia.

Os dados  revelaram também que, em comparação com aqueles que não bebiam café, o produto moído diminui o risco de morte em 27%, o descafeinado em 14% e o instantâneo em 11%.

LEIA MAIS: Falta de BCG obriga municípios do ES a racionar vacina para bebês; saiba o que fazer

Café contém mais de 100 componentes

O autor da pesquisa analisou também que os benefícios da bebida vão além da cafeína, um dos constituintes mais conhecidos do café.

"...a cafeína é o constituinte mais conhecido do café, mas a bebida contém mais de 100 componentes biologicamente ativos. É provável que os compostos não cafeinados tenham sido responsáveis ​​pelas relações positivas observadas entre o consumo de café, doenças cardiovasculares e sobrevivência. Nossas descobertas mostram que beber pequenas quantidades de café de todos os tipos não deve ser desencorajado, mas pode ser apreciado como um comportamento saudável para o coração", destacou Kister.

*Com informações: R7

LEIA TAMBÉM: Poliomielite: entenda os riscos de não vacinar as crianças

Pontos moeda