Saúde

ES já registrou 41 mortes por meningite só este ano; baixa cobertura vacinal preocupa

Em nove meses de 2022, número de casos é 90% maior que o registrado ao longo de todo ano de 2021

Ana Carolina Monteiro

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação
Vacina Meningocócica C protege contra a forma mais grave da doença que é altamente contagiosa

O número de casos de meningite no Espírito Santo este ano acende um alerta para a importância da imunização. De janeiro até agora foram registradas 41 mortes e 158 casos pela doença, segundo a secretaria de Estado da Saúde. 

A meningite é uma infecção das membranas que recobrem o cérebro, chamadas meninges. A doença é causada por bactérias ou vírus, porém, nem todas são contagiosas ou transmissíveis. Apesar de pessoas de qualquer idade estarem suscetíveis a contrair meningite, crianças menores de 5 anos são as mais atingidas.

"Temos um problema relacionado à baixa cobertura vacinal contra a meningite e também contra outras doenças que podem ser prevenidas por meio de imunizantes. Existem 31 doenças evitáveis pela vacinação e precisamos ficar atentos a todas. Atualmente, nenhuma delas apresenta cobertura preconizada pelo Ministério da Saúde aqui no Estado", alertou o subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin.

O subsecretário disse ainda que há dez anos o número de casos era significativamente maior, mas na época novas vacinas foram disponibilizadas, o que contribuiu para a redução significativa de registros da doença. "Porém, em 2019, antes mesmo da pandemia provocada pela covid-19, contabilizamos 159 casos de meningite. Depois disso, chegou a covid e o isolamento social. Em 2021, foram registrados 83 casos e 19 mortes. Em 2020, 63 casos e 23 mortes".

Esse ano, com a retomada e a liberação de todas as atividades, ainda com a cobertura vacinal não adequada, os casos voltaram a subir. Em nove meses de 2022, o número já é 90% maior do que o registrado ao longo de todo o ano de 2021. 

LEIA MAIS: >> Atleta de ciclismo do ES morre de meningite e Sesa faz alerta para aumento de casos

ES disponibiliza vacina para adolescentes e trabalhadores da saúde

No último dia 8 de julho, a Sesa anunciou a disponibilização do imunizante contra meningite meningocócica C (conjugada) para adolescentes não vacinados de 13 a 19 anos e trabalhadores da saúde. As vacinas estarão disponíveis para esse público até o próximo dia 30 de setembro.

Na época, o órgão informou que a proteção aos adolescentes acontece, especialmente, por esse grupo ser o principal responsável pela manutenção da circulação da doença na comunidade. Já nos trabalhadores da saúde, a recomendação se dá considerando a gravidade e a letalidade da doença.

Foto: Divulgação
Rash da meningite (lesão não desaparece ao ser pressionada por um objeto de vidro)

De maneira geral, o imunizante fica disponível nas mais de 700 salas de imunização espalhadas por todo o Estado e é contemplado pela Calendário Nacional de Vacinação para quem tem até 12 anos de idade. Reblin reforçou que existem imunizantes para atender todos que precisarem.

"Uma outra coisa muito importante é que as famílias fiquem atentas aos sintomas. Quanto mais cedo houver intervenção, maiores as chances de respostas positivas no tratamento da doença. Observar febre alta, rigidez de nuca, vômito em jato e também manchinhas na pele. Em caso de suspeita, a orientação é procurar o serviço de saúde para a intervenção correta", concluiu Reblin.

Conheça os sintomas da meningite

Entre os principais sintomas da doença, estão:

- Febre alta;
- For de cabeça;
- Rigidez de nuca;
- Manchas vinhosas grandes ou pequenas na pele;
- Confusão mental;
- Dor de garganta;
- Vômitos/náuseas (nem sempre, inicialmente);
- Sonolência;
- Dificuldade para acordar;
- Dor nas articulações;
- Falta de apetite.

Prevenção e tratamento

A vacinação é a principal forma de evitar a meningite. Diante dos sintomas, o médico fará uma avaliação, além da análise preliminar de amostras clínicas. Em casos mais graves, o paciente é encaminhado para internação e o tratamento realizado com antibióticos específicos.

SUS oferece 5 tipos de vacina contra as meningites bacterianas

Os imunizantes oferecidos pela Rede Pública Estadual são:

- Vacina meningocócica C: para crianças de até 10 anos de idade que previne doença meningocócica pelo sorogrupo C; Até o dia 30 de junho também estará sendo ofertada de forma temporária para adolescentes de 13 a 19 anos.

- Vacina meningocócica ACWY: para adolescentes de 11 e 12 anos que previne quatro tipos de doença meningocócica pelo sorogrupo A, C, W e Y;

- Vacina pneumocócica 10 valente: para crianças menores de 5 anos que previne meningite pelo pneumococo;

- Vacina pentavalente: para crianças menores de 7 anos que previne meningite pelo Haemophilus influenzae tipo B;

- Vacina BCG: para crianças menores de 5 anos de idade que previne meningite tuberculosa.

LEIA TAMBÉM: >> Vacina contra HPV e meningite: governo amplia grupos de crianças que podem tomar

Pontos moeda