Saúde

Pessoas magras que tentam perder peso têm maior risco de desenvolver diabetes tipo 2

Segundo pesquisadores, o emagrecimento somente é viável para quem precisa dele clinicamente, como no caso de pessoas com sobrepeso e obesas

Quando assunto é emagrecimento, sobram estratégias, dietas, remédios e muitas teorias. Porém, todo cuidado é pouco para não ver a saúde indo embora junto com os quilos indesejados.

Foto: Reprodução/Pexels

Foi durante um estudo que cientistas descobriram que a perda de peso pode não ser nada benéfica para indivíduos magros ao contrário das vantagens constatadas em pessoas obesas e com sobrepeso.

A pesquisa, publicada recentemente na revista científica PLOS Medicine revelou que os efeitos da tentativa de emagrecimento, para esse grupo, podem aumentar o risco de diabetes tipo 2

“Ficamos um pouco surpresos quando vimos pela primeira vez as associações de tentativas de perda de peso com ganho de peso mais rápido e maior risco de diabetes tipo 2 entre indivíduos magros”, diz o especialista Qi Sun, da Harvard School of Public Health, em comunicado.

Foram analisados dados de mais de 200 mil pessoas entre 24 e 78 anos de idade. Com o objetivo de comparar os métodos de perda de peso, os pesquisadores também agruparam as diferentes formas de emagrecimento que refletiram na redução de, no mínimo, 4,5 kg.

Ao todo, os cientistas definiram sete categorias: dieta de baixa caloria, exercício, dieta de baixa caloria mais exercício, jejum, programa comercial de perda de peso, pílulas dietéticas e uma combinação de jejum, pílulas comerciais e dietéticas (FCP, na sigla em inglês).

Atividade física é a ferramenta mais eficaz no controle de peso

Em pessoas obesas, os exercícios demonstraram ser mais eficazes no controle de peso. Além disso, foi o método que proporcionou a menor taxa de ganho de peso após quatro anos nesse grupo (4,2%), seguido dos indivíduos com excesso de peso (0,2%) e magros (0,4%).

As pílulas comerciais e dietéticas não trouxeram os mesmos benefícios. As taxas de perda de peso ficaram apenas em 0,3% em obesos, enquanto pessoas com sobrepeso e magras ganharam 2% e 3,7% de peso, respectivamente.

Riscos de desenvolver diabetes tipo 2

O que mais chama a atenção na pesquisa é que em pessoas magras, todas as estratégias de perda de peso foram relacionadas a um risco maior de desenvolver diabetes tipo 2: 9% nos exercícios e de 54% em pílulas.

Diante dos resultados, os pesquisadores concluíram que perder peso intencionalmente pode trazer benefícios em longo prazo para a saúde, independentemente da estratégia escolhida. Porém, o mesmo não acontece com pessoas classificadas como magras.

> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de Saúde!

"Agora sabemos que tais observações são apoiadas pela biologia e que, infelizmente, quando indivíduos magros tentam perder peso intencionalmente, isso acarreta resultados adversos à saúde. A boa notícia é que os indivíduos com obesidade se beneficiarão claramente com a perda de alguns quilos, e as vantagens para a saúde duram mesmo quando a perda de peso é temporária", conclui Sun.

Dicas para começar a fazer atividade física

Antes de iniciar a prática de qualquer exercício é fundamental passar por uma avaliação médica. Exames físicos e cardiológicos podem indicar se há algum "senão".  Com o check up positivo em mãos, vamos para algumas dicas:

Foto: Divulgação

- Escolha atividades que mais te agradem: as chances de desistir logo no início serão bem menores;

- Comece devagar: descubra seus limites e avance aos poucos. Isso evitará futuras lesões;

- Estabeleça um rotina: crie o hábito e o comprometimento com você e a sua saúde. Adote um horário fixo;

- Alimente-se melhor: evite comidas gordurosas e alimentos ultraprocessados. Descasque mais e desembale menos:

- Beba bastante água! 

*Com informações do R7

Pontos moeda