Saúde

Alimentos anticâncer que não podem faltar no seu cardápio

A alimentação pode ser uma grande aliada na prevenção do câncer quando os alimentos são inseridos de maneiro correta na rotina

As brássicas possuem fitonutriente, um agente antitumoral que faz bem ao organismo. 

Nos últimos anos, diversas pesquisas mostraram que uma alimentação equilibrada influencia na qualidade de vida. Alguns desses estudos focam, sobretudo, nos benefícios de determinados alimentos para a prevenção contra o câncer, uma das doenças que mais matam no Brasil e no mundo.

Estima-se, por exemplo, que pessoas com 13 quilos a mais passam a ter mais predisposição ao câncer, principalmente o de mama e de útero. Isso porque o excesso de tecido adiposo pode alterar os níveis de hormônios sexuais, desencadeando, portanto, o surgimento das doenças.

Wesley Schunk informa os alimentos que fazem bem a saúde. 

“Couve flor, brócolis, couve de Bruxelas, todas as brássicas são ótimas aliadas contra o câncer de mama, elas possuem uma substancia chamada endoltro 3 escarbinol. O Indol-3-Carbinol é um fitonutriente que possui diversas propriedades, a principal delas é agir como agente antitumoral. Ele também é anti-inflamatório, antineoplásica e antioxidante. A dieta sem açúcar, sem industrializados, embutidos e enlatados também é fundamental para prevenção do câncer”, disse o médico, Wesley Schunk.

Alimentos como o tomate, alho, couve, chá verde, alimentos ricos em vitamina C e uvas são alimentos considerados anticâncer por terem propriedades que protegem as células de sofrerem oxidação, protegendo a célula.

Do mesmo jeito que contamos com alimentos que auxiliam na proteção ao câncer, existem os alimentos que devemos manter distância, pois são os maiores alimentos das células cancerígenas, entre eles estão o açúcar, as farinhas brancas, os embutidos e industrializados.