Saúde

Doação de ´órgão no norte do Estado é comemorada com gesto de solidariedade

O óbito do paciente foi confirmado justamente no dia mundial dedicado à doação de órgãos


O dia Mundial de Doação de ´Órgãos foi comemorado em Linhares com a realização do primeiro transplante do HGL, unidade localizada no norte do Espírito Santo.  No sábado, 29 de setembro, ocorreu a captação de órgãos de um homem de 57 anos, vítima de AVC hemorrágico. Fígado e rins foram retirados por uma equipe de um hospital do Rio de Janeiro e as córneas por médicos de um hospital de Vila Velha.

É a primeira vez que é feita uma captação de órgãos na unidade. A equipe multidisciplinar do HGL, sob o comando do diretor clínico Franck Menelli, se empenhou ao máximo para que a família concordasse com a doação de órgãos, que foi feita após a constatação da morte encefálica por meio de um exame chamado doppler transcraniano.

“Há de se enaltecer o ato de grandeza e solidariedade da família, pois o óbito do paciente foi confirmado no dia mundial dedicado à doação de órgãos. Embora em momento de dor, eles colaboraram com todo o processo que possibilitou a doação”, destacou Eduardo Portilho, diretor-geral da unidade. 

Portilho elogiou a atuação dos profissionais do hospital. “Todos empenharam-se ao máximo com a certeza de ter colaborado para salvar muitas vidas. Reitero meu respeito e consideração pelo gesto de grandeza dos familiares desse doador”, frisou.

Dados de doação de órgãos 

Em 2018, o Brasil deve realizar 26.400 transplantes. Desse total, 8.690 serão órgãos sólidos (coração, fígado, pâncreas, pulmão, rim e pâncreas rim), registrando recorde em comparação aos últimos oito anos. Na projeção para todo o ano de 2018, os transplantes de córnea, no entanto, apontam redução. Esse é reflexo da redução da lista de espera em alguns estados. Por exemplo, Amazonas, Ceará, Goiás, Pernambuco e Paraná tiveram desempenho médio de transplantes de córnea, superior ao da média de pacientes na lista de espera, nos últimos três meses, e, portanto, são considerados na situação de lista zerada.