• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Pode ser reumatismo? Cinco sintomas para ficar atento

Saúde

Pode ser reumatismo? Cinco sintomas para ficar atento

Reumatismo acomete cerca de 12 milhões de brasileiros, na maioria são mulheres de 30 a 40 anos

Foto: Divulgação
Dor nas articulações, vermelhidão e dificuldade de realizar movimentos são sintomas da doença. 

O reumatismo é uma palavra que engloba mais de 100 doenças que atingem o aparelho locomotor, músculos, ossos e articulações. São manifestações autoimunes, não há cura e podem também comprometer outros órgãos do corpo como rins, coração, pulmões, olhos, intestino e pele. De acordo com o Ministério da Saúde, o problema acomete cerca de 12 milhões de brasileiros, a maioria mulheres de 30 a 40 anos. 

O mês de outubro tem Campanha para à Luta contra o Reumatismo e tem o objetivo de alertar a população da necessidade do diagnóstico precoce e tratamento adequado.

Segundo o reumatologista, Jose Mario Corassa, artrite, artrose e a bursite estão entre as patologias mais comuns do reumatismo. “Idade avançada, obesidade, tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas em excesso e ingestão de medicamentos são fatores de risco para as doenças reumáticas”, aponta o médico.

Corassa ressalta a importância do tratamento. “O especialista adota medidas para controlar a dor e inflamação fazendo uso de medicamentos, fisioterapia, alimentação balanceada e exercícios físicos, e isso melhora significativamente a qualidade de vida do paciente”, concluiu. A orientação é, em caso de sintomas, procurar sempre orientação médica. Quanto mais precoce o diagnóstico, melhor a resposta ao tratamento.

Alguns sintomas que merecem atenção

- Dor nas articulações por mais de seis semanas;

- Vermelhidão, inchaço e calor nas articulações;

- Dificuldade para movimentar as articulações ao acordar;

- Dores ao esticar os braços sobre a cabeça;

- Dores ao elevar os ombros até tocar o pescoço.