Saúde

Flacidez da pele é uma das principais queixas nos consultórios; conheça as causas

A cada 10 anos perdemos 10% de colágeno e, como consequência, aparecem a flacidez e as rugas

Foto: Divulgação

A flacidez é, indiscutivelmente, uma das queixas mais frequentes nos consultórios médicos. Caracterizada pela falta de firmeza da pele, ela é provocada pela perda ou diminuição das fibras de colágeno e elastina, que dão sustentação à pele

A principal causa da flacidez é genética e se deve ao processo de envelhecimento natural da pele. Segundo a dermatologista Christina Drummond, a partir dos 30 anos há uma queda na produção de colágeno. “A cada 10 anos perdemos 10% de colágeno e, como consequência, aparecem a flacidez e as rugas”, destacou.

Mas, além das causas genéticas, a flacidez também pode ser provocada por agentes externos, como a exposição excessiva ao sol, o efeito sanfona do ganho e perda de peso, o tabagismo, alimentação deficiente em proteínas e fatores hormonais agravados após a menopausa. “Para se ter uma pele bonita e saudável é preciso cuidar do corpo como um todo”, disse a dermatologista

Conheça os vilões

Falta de água: O hábito de beber pouca água faz com que a pele perca hidratação, ficando ressecada e com uma aparência mais envelhecida. Isso porque a elasticidade da pele está diretamente relacionada com a sua hidratação.

Exposição ao sol: Os raios ultravioletas penetram na pele e danificam a derme, camada em que se encontra o colágeno, proteína responsável por manter a firmeza da pele. Por isso, a exposição solar excessiva é uma das principais causas da flacidez e do envelhecimento precoce.

Hormônios: Alterações hormonais, muito comuns em mulheres na menopausa, provocam uma diminuição no colágeno e na elastina produzidos pelo corpo, o que deixa a pele mais flácida.

Sedentarismo: O sedentarismo pode causar flacidez muscular contribuindo com a piora da flacidez da pele, inclusive em pessoas jovens. A musculação é a atividade física mais indicada para quem quer evitar ou acabar com a flacidez muscular, pois enrijece os músculos e tonifica nossa pele.

Efeito sanfona: É uma das causas mais comum da flacidez. Engordar e emagrecer com frequência provoca o chamado estiramento excessivo da pele e, consequentemente, a flacidez.

Tabagismo: O cigarro prejudica a circulação de sangue pelo corpo, o que dificulta a síntese das fibras de colágeno e elastina, causando envelhecimento precoce, flacidez, rugas, manchas na pele além de queda de cabelo.

Alimentação: O consumo em excesso de açúcares e carboidratos pode levar a um processo de glicação, que causa a quebra das moléculas de colágeno e elastina. Por outro lado, dietas restritivas diminuem o aporte de nutricional a pele. O resultado: aumento do processo de envelhecimento e flacidez. 

Pontos moeda