Saúde

Lombalgia é a principal causa de afastamento do trabalho; veja como evitar!

Dor na lombar indica algum problema e não uma doença; poucos são os casos em que a lombalgia é causada por uma enfermidade

Foto: Divulgação
Apenas um médico especialista pode oferecer o diagnóstico de lombalgia para um paciente. 

Não é difícil encontrar alguém diariamente reclamando de dores na coluna. Muitas pessoas sofrem com quadro constante de desconforto de diversas intensidades, podendo chegar a níveis debilitantes que afetam a rotina diária e a qualidade de vida. 

De acordo dados divulgados em 2018 pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a lombalgia foi a doença que mais afastou brasileiros do trabalho. Foram 83,8 mil casos ao todo. O quadro se caracteriza por uma dor na região lombar, mais baixa que a coluna e perto da bacia. 

Um levantamento feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS), aponta que dores lombares tem sido a maior causa de visita de pacientes aos médicos, perdendo apenas para a dor de cabeça,um mal que atinge mais de 80% da população.

Segundo o médico neurocirurgião e de coluna, Angelo Guarçoni, a lombalgia é um sintoma de algum problema e não uma doença. "Na maioria das vezes, especialmente em pacientes jovens e de meia idade, a lombalgia, famosa dor nas costas, é um sintoma de uma contratura muscular ou distensão muscular, que normalmente estão ligadas a coisas muito próximas do nosso dia a dia, como postura inadequada ao desempenhar atividades corriqueiras, como pegar peso de mal jeito sem uma postura adequada da coluna".

Somente uma pequena parte dos casos a lombalgia é sintoma de uma doença mais grave, especialmente em pacientes mais idosos, em pessoas que a dor piora a noite, com histórico de câncer, ou usuários de drogas injetáveis”, explica o médico

O especialista diz ainda que só por meio de uma investigação feita pelo médico, em alguns caso com o uso de exames de imagens, é possível chegar a um diagnóstico. “Só o médico consegue definir o que é essa dor. Se é uma lombalgia vinda de uma contratura muscular, má postura, ou se é referente a algum outro problema de saúde como pedra nos rins, infecções urinárias ou hérnia de disco”, destaca o médico. 

Guarçoni lembra que os principais fatores de risco para dor lombar crônica são a obesidade e o uso de cigarros, e diz o que fazer para evitar o problema: “É preciso fazer atividade física regularmente para fortalecer a musculatura da coluna, especialmente quem faz esforço físico e precisa pegar peso. Também é preciso ficar atento a postura da coluna e nunca fazer força com a coluna curvada, isso aumenta a carga de peso sobre a coluna e causa dor”, concluí o médico.

Prevenção

- Realizar atividades físicas regulares;

- Alimentação equilibrada e saudável;

- Evitar os quilinhos a mais;

- Corrigir e manter-se alerta a postura;

- Não permanecer curvado por muito tempo;

- Ao abaixar-se, dobrar somente os joelhos e não a coluna.

Pontos moeda