Saúde

Testes de DST e Aids serão feitos nas unidades de saúde de Guaçuí

O objetivo é facilitar o acesso ao diagnóstico de HIV (Aids) e triagem de Sífilis, por meio dos testes rápidos, principalmente, para as gestantes

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus), o Serviço de Atendimento Especializado e Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), de Guaçuí, em atendimento a uma recomendação do Ministério da Saúde, oferecerá testes rápidos para doenças sexualmente transmissíveis (DST) e Aids, em todas as unidades da Estratégia Saúde da Família (ESF) do município.

Conforme explica a coordenadora do SAE/CTA, Laira Elisa Machado de Carvalho, o objetivo é facilitar o acesso ao diagnóstico de HIV (Aids) e triagem de Sífilis, por meio dos testes rápidos, principalmente, para as gestantes e suas parcerias sexuais, em todas as unidades de saúde.

“Antes dessa iniciativa, uma pessoa que mora num bairro mais distante do centro da cidade ou num distrito ou zona rural, vai poder procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência para ter acesso aos testes, assim como o teste poderá ser solicitado pelo profissional de saúde que estiver atendendo a uma pessoa na própria unidade”, esclarece a coordenadora.

O acesso mais fácil ao teste pode significar um diagnóstico e um tratamento mais rápido, no caso de um resultado positivo. No caso das gestantes, principalmente, o diagnóstico precoce e oportuno de infecção pelo HIV e também da Sifilis é fundamental para a redução da transmissão vertical, o que torna fundamental a realização dos testes no âmbito da atenção do pré-natal para as gestantes e suas parcerias sexuais.

De acordo com o Ministério da Saúde, a redução das taxas de transmissão vertical do HIV e eliminação da Sífilis congênita (de mãe para filho), bem como a redução da mortalidade materna e infantil, passam pela iniciativa de facilitar o acesso das pessoas a esses testes.

Pontos moeda