Saúde

Kombucha: chá saudável promete ser o hit do verão

Substituir o álcool pela bebida é a pedida para a estação mais quente do ano

Foto: Divulgação

Nem chegamos ao verão ainda e as temperaturas já andam mais quentes. Uma das bebidas que promete ser hit na estação é o Kombucha. Para quem nunca ouviu falar, o Kombucha é um chá fermentado na presença de uma colônia de bactérias e leveduras.

De origem milenar, a bebida teve origem na China, como explica Jovan Demoner, Master Brewer e fundador do Kombucha Vivaodia. “Acredita-se que os chineses foram os primeiros a consumir o Kombucha, a partir de 221 a.C. e ele era conhecido como “elixir da saúde”. Após este período, vários povos passaram a cultivá-lo, e por volta de 1960 e 1970 tornou-se popular na Califórnia, entre hippies adeptos de uma alimentação mais natural”.

Naturalmente gaseificada e refrescante, a Kombucha é uma bebida revigorante e pode ser uma opção para substituir as bebidas alcóolicas como cerveja, chope, drinks e até vinhos nesta época de clima mais quente, quando as idas a bares e restaurantes, além da praia aumentam.

“Com diversas pessoas em busca de uma vida mais saudável ou mesmo procurando evitar o consumo excessivo do álcool, a dica é substituí-las por um chá que faz muito bem à saúde”, afirma Demoner. “O chá que produzo é uma bebida probiótica, feita da fermentação do Camellia Sinensis (chá verde) adoçado com açúcar orgânico, na presença de uma colônia de bactérias e leveduras que fazem muito bem ao intestino”, destaca o empresário que é pioneiro no estado na produção do Kombucha e faz parte da Associação Brasileira de Kombucha (ABKOM).

“Por ter uma variedade de sabores, quem toma o Kombucha Vivaodia não tem a sensação de estar bebendo um chá e sim, um suco, ou alguns acham que até um espumante”, conta Demoner. “Os sabores disponíveis são uva, lúpulo, original, gengibre e maracujá”, completa.

Ainda de acordo com Jovan, vale a pena experimentar o chá gaseificado e inseri-lo no seu dia a dia por conta dos benefícios para a saúde. “A lista é extensa do quanto o Kombucha faz bem à saúde”.

Alguns benefícios da bebida:

1 – Auxilia no emagrecimento por regular o apetite e diminuir a obesidade

2 – Previne prisão de ventre

3 – Ajuda a combater o estresse, a ansiedade, estabiliza

4 – Combate radicais livres fornecendo antioxidantes como Vitaminas C, E, betacarotenos e outros carotenoides, etc.

5 – Normaliza a pressão arterial

6 – Melhora o funcionamento do intestino

7 - Equilibra o PH do sangue

8 – Atua como desintoxicante

9 – Alivia problemas como gota, reumatismo, artrite e pedras nos rins

10 – Melhora o funcionamento do fígado

O ideal é ingerir 100 ml do Kombucha Vivaodia todos os dias. “Para uso terapêutico, onde previne-se doenças ou para quem já sofre com algum caso crônico, vale a ingestão da bebida”, ressalta Demoner

Pontos moeda