Saúde

Primavera colabora para surgimento de alergias nos olhos

Para melhorar a qualidade de vida e a saúde ocular, a oftalmologista Marcia Godoy elenca atitudes importantes para minimizar os impactos desses sintomas

Foto: Divulgação / Pexel

Além da presença das chuvas, é o momento de observar a floração de diversas espécies de plantas. As paisagens ficam cada vez mais coloridas, por conta disso, os pólens podem ser responsáveis por algumas alergias oculares. 

A médica oftalmologista, Dra. Marcia Godoy, explica que entre os problemas oculares, se destacam as alergias, podendo ser causadas por pólen, fumaça e poluição, alguns cosméticos e produtos químicos que são utilizados. “As conjuntivites são bastante comuns e podem afetar pessoas com histórico de rinite ou bronquite”, detalha.

A ceratocone, também é recorrente nessa época do ano, se caracteriza pela deformação da córnea que causa o aumento da curvatura. E pode ser agravada se o paciente coçar os olhos frequentemente, nos casos de haver uma crise alérgica. Essa postura pode levar à alteração da espessura e curvatura da córnea.

A síndrome do olho seco que se caracteriza pela vermelhidão, ardor e coceira, atinge o ano todo e está presente durante a primavera. Ela impacta diretamente na produção ou na qualidade da lágrima (responsável pela lubrificação dos olhos).

Para melhorar a qualidade de vida e a saúde ocular, a oftalmologista elencou atitudes importantes para minimizar os impactos desses sintomas, entre eles estão:

- Manter as mãos sempre limpas e evitar levá-las aos olhos em caso de coceira ou até um “cisco” no olho. Procure lavar com água corrente e temperatura amena, se os sintomas persistirem, deve procurar auxílio médico.

- Evite o contato com substâncias que possam causar alergias, como pólen, poluição, poeira, cosméticos, entre outros.

- Mantenha os ambientes arejados, por algumas horas do dia e evite usar vassouras no momento da limpeza, substituindo por pano molhado para não levantar poeira e sujeira.

- Óculos de sol com proteção UV são fundamentais, pois além de evitar o contato com pólen, partículas de poeira, entre outras coisas que possam cair nos olhos e ocasionar alergias.

Pontos moeda