Saúde

Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo é prorrogada no ES até o final de novembro

Até a última segunda-feira (26), foram vacinadas 80.953 crianças de um ano a menor de cinco anos de idade contra a Poliomielite, levando a cobertura vacinal para 39,6%

Foto: Foto: Agência Brasil

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, para crianças de um ano a menor de cinco anos de idade – mesmo as já vacinadas anteriormente –, e a Campanha de Vacinação Indiscriminada contra o Sarampo para o público-alvo formado por adultos de 20 a 49 anos foram prorrogadas em todo território capixaba até o próximo dia 27 de novembro.

Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis, Danielle Grillo, o Ministério da Saúde autorizou que os Estados optassem pela prorrogação ou não das campanhas. “Avaliamos que para o Espírito Santo, em virtude ainda da baixa cobertura alcançada, será uma oportunidade para melhorarmos esse cenário, por isso prorrogamos até o final de novembro”, informou a coordenadora.

Ainda de acordo com Danielle Grillo, a Campanha de Multivacinação, para a atualização da caderneta de vacinação das crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade será encerrada nesta sexta-feira (30) e incorporada à rotina de vacinação.

Para a Vacinação contra a Poliomielite a meta preconizada pelo Ministério da Saúde é de 95%, com estimativa de imunizar cerca de 204.269 crianças no Espírito Santo. Já para a vacinação contra o Sarampo, para adultos de 20 a 49 anos, a meta do Estado é vacinar o maior número de pessoas, das 1.707.734 que estão nesta faixa etária. A imunização ocorre nas 493 salas de vacinação dos 78 municípios do Estado.

Dados Campanhas Poliomielite e Sarampo

Até essa segunda-feira (26), foram vacinadas 80.953 crianças de um ano a menor de cinco anos de idade contra a Poliomielite, levando a cobertura vacinal para 39,6%. Em relação à Campanha de Sarampo, 151.573 pessoas na faixa etária de 20 a 49 anos receberam dose extra da vacina contra o Sarampo.

Dados Sarampo

A coordenação do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis informa que, até o dia 17 de outubro deste ano, o Espírito Santo tinha 40 casos suspeitos de Sarampo notificados, 39 descartados, um caso em investigação e nenhum caso confirmado.

Pontos moeda