Saúde

Pode abraçar? Veja com serão as festas de fim de ano no ES

Apesar do retorno das atividades, o secretário estadual de saúde reforçou que o vírus continua em circulação e que, por isso, alguns cuidados devem permanecer

Bianca Santana Vailant

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução/Pexels

Um fim de ano para renovar as esperanças e começar a retornar à alguns hábitos que fazem falta na vida do capixaba. De acordo com o secretário estadual de saúde, Nésio Fernandes, a expectativa é de que as festas, como Natal e Ano Novo, sejam de família e amigos reunidos e comemorando com o bom e velho abraço. 

Todo esse avanço pode ser conquistado uma vez que a vacinação avança no Estado e a testagem está disponível para todos à livre demanda. Atualmente, segundo dados o Portal Vacina e Confia, 95% dos maiores de 18 anos já estão parcialmente vacinados, e 71% já receberam a segunda dose contra covid-19. 

Além disso, segundo dados do painel, 72% do público maior de 12 anos também já recebeu ao menos uma dose da vacina. 

"A virada de ano poderá ter máscaras em alguns ambientes, mas será uma virada de ano com abraço, com festa, com toda a população reunida, com futebol, com esporte, com verão", disse Nésio durante uma entrevista coletiva na tarde desta terça-feira (26). 

E completou: "Será um final de ano de retomada plena das atividades de entretenimento e daquilo que caracteriza nossa cultura como brasileiros. Um verão festivo e um 2022 que venha com sinais de esperança de novos tempos para todo o país". 

Leia também: Entenda como o Passaporte da Vacina vai funcionar no ES

Retorno de atividades, mas com cuidados 

Apesar do retorno das atividades e da sensação de volta à normalidade, o secretário estadual de saúde reforçou que o vírus continua em circulação e que, por isso, os cuidados devem permanecer. 

"As festas deverão acontecer de maneira normal, como aconteciam antes da pandemia, mas a população - principalmente aquela que ´é mais suscetível a evoluir a uma condição mais grave da doença, que são os idosos. Poderão persistir com as recomendações de uso de máscaras e evitar aglomeções porque ainda há o risco de circulação do vírus na sociedade", disse. 

Novas regas para realização de eventos no Espírito Santo

Durante a entrevista coletiva, o secretário anunciou uma mudança - com vigência imediata - para o setor de eventos. Trata-se da alteração do limite de pessoas em ambientes abertos e fechados no ES

O subsecretário de saúde, Luiz Carlos Reblin afirmou que, de imediato, nas áreas onde o mapa de risco está verde, a secretaria está alterando o limite de pessoas por ambiente já a partir do mês de novembro. 

"Estamos alterando o limite de população por ambiente, estabelecendo o máximo de 1.200 para espaços fechados e respeitando 50% da capacidade desses ambientes quando forem abertos. Também será feita a exigência da vacinação primária completa para ingressar nesses ambientes", lembrou.

Leia mais: Expectativa é de terminar o ano com Mapa de Risco todo "azul" no ES, diz secretário

Veja o que muda para o setor em cidades no risco muito baixo

Boates

 O funcionamento de boates e casas noturnas será liberado no risco muito baixo. A capacidade de público será determinada conforme o alvará do Corpo de Bombeiros. 

Além disso, todos os frequentadores deverão estar vacinados contra a covid-19 e o uso de máscara será obrigatório.

Shows

As microrregiões do Espírito Santo que chegarem à classificação de risco muito baixo para a covid-19 estarão liberadas para realizar shows com a capacidade máxima de público autorizada pelo Corpo de Bombeiros — como já acontecia antes da pandemia.

Nas cidades de risco baixo, a ocupação continuará limitada a 50% da capacidade suportada pelo local, conforme alvará do Corpo de Bombeiros. No entanto, no caso de eventos em locais fechados, o número máximo autorizado de participantes passará dos atuais 600 para 1,2 mil.

Dessa forma, mesmo que um espaço comporte até 2,5 mil pessoas, o número de frequentadores não poderá chegar a 1.250, que corresponde a 50% da capacidade, nesse caso.

A situação, no entanto, será diferente nos eventos realizados em espaços abertos. Nesse caso, valerá apenas a regra que limita a ocupação à metade da capacidade do local. 

Veja mais: Saiba quais são as 6 microrregiões do ES que estão mais próximas do risco muito baixo

Pontos moeda