Saúde

Suas fezes mostram como está a saúde do seu intestino

Formato, cor e espessura das fezes indicam se há ou não problema com o intestino

Larissa Agnez

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação
Cólica intestinal é sintoma de que algum problema está ocorrendo no organismo e precisa ser verificada. 

Muitas pessoas sentem desconfortos ou possuem dificuldade para defecar. A ida ao banheiro, principalmente em locais públicos, torna-se uma situação desagradável, principalmente quando a pessoa precisa de mais tempo para conseguir evacuar. E diversos fatores estão relacionados com a constipação intestinal, desde alimentação, pouca ingestão de água, falta de exercícios físicos até os problemas emocionais. 

Mas, para detectar se você possui algum problema, uma simples observação sobre o formato, a cor e espessura das fezes dizem muito sobre a saúde do seu intestino. Nesse sentido, a nutricionista Estela Reginatto mostra os tipos de fezes, veja abaixo:

Foto: Divulgação

Veja o que fazer de acordo com o seu tipo: 

A nutricionista explica que os tipos 1 e 2 são comuns em pessoas que possuem constipação mais severa. Nesse sentido, Estela indica aumentar o consumo de água -beber cerca de 2 a 2,5 litros de água ao dia-, praticar atividade física para aumentar os movimentos peristálticos e consumir mais fibras como aveia, vegetais preferencialmente crús, frutas com a casca ou bagaço, como a laranja e a ameixa. Outras opções são kefir, o Kombucha e a biomassa de banana verde. 

Os tipos 3 e 4 indicam que a saúde do intestino está em dia. "Mesmo assim, consuma diariamente 2 a 3 litros de água ao dia e faça a ingestão de boa quantidade de fibras. Além das frutas, que devem ser consumidas com casca, priorizar também os vegetais preferencialmente crus como pepino, saladas verdes e cenoura crua", explicou a nutricionista. 

Agora, se o tipo das fezes é o 5, 6 ou 7, a nutricionista comenta que esses formatos denotam urgência de atenção. "Eles sinalizam que existe alguma alergia alimentar ou alguma intolerância. O uso de medicações também pode causar este tipo de fezes ou pode ser um sinal de existência de alguma doença intestinal quando essa diarreia não tem mais controle ou não para, neste caso, é preciso consultar um médico ou um nutricionista. Esse tipo de fezes sem controle de evacuação e de formato líquido pode ser observado em pessoas com intolerância a lactose ou a caseína, o que é mais comum na população", comentou Estela. 

Constipação intestinal 

A constipação intestinal é quando a pessoa passa mais de um dia sem ir ao banheiro. Pode levar a sérias doenças quando não cuidada a tempo. Diversos sintomas são gerados por conta de não evacuar pelo menos 1x ao dia, como irritabilidade, mal-estar, dor de cabeça, sensação de tontura, cansaço, náuseas e até mesmo palpitação. 

Forma correta de evacuar

O ideal é evacuar a cada 24 horas, dependendo do volume de alimentos consumidos, é normal também evacuar de 2 a 3x ao dia, como é o caso de homens ou atletas que precisam de um volume de comida maior.

O que fazer para melhorar o fluxo de evacuações

A nutricionista aconselha beber água de acordo com o seu peso, para isso é necessário um cálculo: "Multiplique 35 ml de água x seu peso. O resultado é o volume de água que você precisa consumir ao dia". 

Exemplo: 65 x 35= 2.275 ml de água ao dia

Inserir na sua alimentação alimentos fibrosos como folhas verdes, saladas em geral, castanha, óleo de coco, sementes como gergelim, abóbora e linhaça, ajudam aumentar o volume do bolo fecal. 

Intestino saudável 

"Um intestino saudável está com a sua microbiota repleta de bactérias boas, que são os chamados lactobacillos, eles são responsáveis por manter o equilíbrio e a saúde do nosso intestino. Esses lactobacillos estão presentes no nosso intestino naturalmente e se proliferam na presença de alimentos como: alho, cebola, alho poró, maçã, cacau em pó, biomassa de banana verde, castanhas (castanha de caju, castanha do Pará, nozes). Mas essas bactérias do bem também podem ser destruídas quando consumimos em excesso alimentos inflamatórios como os refinados, que são os açúcares, refrigerantes, biscoitos e sucos açucarados", explicou Estela Reginatto. 

Como melhorar a saúde do intestino? 

1- Beber água: aumentar o volume de água vai ajudar a melhorar o “trânsito intestinal”. 

2- Praticar atividade física diariamente: a atividade física, mesmo que uma caminhada, aumenta os movimentos peristálticos do intestino e consequentemente aumenta o trânsito intestinal, facilitando a evacuação. 

3- Consumir alimentos ricos em fibras e boas gorduras: vegetais folhosos, castanhas, óleo de coco, semente de linhaça, semente de abóbora, coco seco, biomassa de banana verde são alguns exemplos. 

Dicas para quem está a mais de dois dias sem evacuar 

Dica 1. Colocar uma colher de sobremesa de óleo de coco no café com um pouco de canela todos os dias pela manhã. O óleo de coco é um potente auxílio quando consumido pela manhã no seu café ou o seu chá, ele aumenta a permeabilidade intestinal e vai te ajudar a evacuar. Realize essa ação todos os dias pela manhã.

Dica 2. Suco laxante eficiente: Uma laranja descascada em pedaços + 3 ameixas secas (deixar de molho em água quente por 2 horas) + ½ mamão papaya + 1 colher de sobremesa de óleo de coco (5 ml) + 100 ml de água gelada + 2 cubos de gelo. Modo de preparo: Leve ao liquidificador e bata. Tome pela manhã em jejum até que seu intestino se regularize.

Dica 3. Biomassa de banana verde: melhora o funcionamento intestinal, pois o amido resistente presente na biomassa atuam tanto como um probiótico estimulando a proliferação de “bactérias do bem” no intestino, como pode contribuir para o crescimento dos microrganismos probióticos, que são as bactérias do bem.

Receita: 

- Separe 10 unidades de banana nanica bem verde. Lave uma a uma, deixe-as inteiras. Coloque na panela de pressão e cubra com água e deixe na pressão por 8 minutos. Apague o fogo e deixe dentro da panela fechada ainda por mais 8 minutos. Retire a casca e bata a massa no liquidificador com um pouco da própria água do cozimento. Fica um creme bem grosso. Coloque na forminha de gelo e assim que congelar retire e coloque em um saquinho de plástico e retorne ao congelador. Use 3x na semana. Essa biomassa pode ser usada no meio do feijão, vitaminas e sucos, seu sabor não fica realçado.


Pontos moeda