Saúde

Instituto Capixaba do Rim é premiado no Excelência em Saúde

O Instituto venceu a 4ª edição da premiação na categoria Clínica de Nefrologia

Foto: Divulgação

O Instituto Capixaba do Rim foi fundado em 1999, juntamente com a inauguração do Vitória Apart Hospital, pelos médicos nefrologistas Michel Silvestre Zouain Assbu e Paulo Anecio Paste. O instituto faz parte do Instituto de Doenças Renais (IDR), que é composto por mais duas clínicas de terapia renal substitutiva.

Atualmente, o grupo atende cerca de 500 pacientes renais crônicos em terapia renal substitutiva, diálise peritoneal, tratamento ambulatorial de nefrologia clínica, pré e pós-  transplante renal. O grupo presta assistência médica aos pacientes internados nas unidades de terapia intensiva de hospitais da Grande Vitória, como Vitória Apart Hospital, Santa Casa de Misericórdia de Vitória, Cias Unimed, Clínica dos Acidentados, Hospital da Associação dos Funcionários Públicos e Hospital Estadual Dório Silva. Em Linhares, atende no Hospital Geral e no Hospital Rio doce.

A equipe é composta por 19 médicos nefrologistas, 11 enfermeiros especialistas, somando um total de 160 colaboradores entre equipe técnica, administrativa e multidisciplinar. Todos juntos realizam projetos de extensão, como alfabetização de pacientes, festas juninas, atividades físicas durante as sessões de hemodiálise, bazares filantrópicos, edição de livros de contos e poesias escritos pelos pacientes e elaboração de dois livros de receitas culinárias específicos para pacientes renais, juntamente com renomados chefes do Espírito Santo.

Para o médico Michel Assbu, ser uma empresa de saúde reconhecida pelo Prêmio Excelência em Saúde representa o reflexo de anos de trabalho, dedicação e empenho de toda equipe. “É saber que estamos indo no caminho certo, priorizando o bem-estar dos pacientes. Isso se traduz em pacientes bem tratados e com quadro clínico estável dentro do prognóstico da doença renal crônica.” Mesmo com o tratamento sendo de alto custo, mas considerado atendimento ambulatorial, o instituto conseguiu inovar, trazendo um procedimento pioneiro para o Espírito Santo, que é tendência mundial nos grandes centros de qualidade em terapia intensiva: a hemodiálise contínua ou “hemolenta”, uma terapia voltada para pacientes em quadro clínico gravíssimo, mantendo o paciente em até 72 horas de diálise ininterruptas.

Pontos moeda