Saúde

Projeto do Hifa Guarapari pode receber emenda federal

O "Resgatando Sorrisos Especiais” está entre os finalistas do Edital lançado pelo deputado federal Felipe Rigoni e depende da votação popular para ser escolhido

Carolina Brasil

Redação Folha da Cidade
Foto: Reprodução
Nesta etapa, a participação popular define os projetos que serão contemplados em 2020. 

Está aberta a votação popular de projetos capixabas ligados à Saúde que concorrem a uma fatia do montante de R$ 12 milhões em emendas parlamentares do deputado federal Felipe Rigoni (PSB-ES). Entre os finalistas, está o projeto “Resgatando Sorrisos Especiais”, do Hospital Materno Infantil Francisco de Assis, o Hifa Guarapari.

A eleição segue até a próxima quarta-feira (13) através do aplicativo “Nosso Mandato”. Os votos somente serão válidos aos perfis que realizarem o cadastro completo, com CPF e CEP. Os finalistas de Saúde somam 12 projetos:

Associação Evangélica Beneficente Espírito-Santense – Unidade de Alta Complexidade em Oncologia

Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer – Modernização do Parque Tecnológico do Serviço de Diagnóstico da Afecc – Hospital Santa Rita de Cássia: substituição de Mamógrafo Digital

Fundação Clínica Carmem Lucia – Projeto Saúde na Comunidade

Hospital Evangélico de Cachoeiro De Itapemirim – Projeto Cuidados Neonatais

Hospital Materno Infantil Francisco de Assis de Guarapari – Projeto Resgatando Sorrisos Especiais

Prefeitura de Alfredo Chaves – Reforma e Ampliação de Unidade de Saúde de Ibitiruí

Prefeitura de Baixo Guandu – Construção de Complexo de Saúde da Família

Prefeitura de Fundão – Projeto Cuidando do seu Sorriso

Prefeitura de Governador Lindenberg – Construção de Farmácia Básica

Prefeitura de Jaguaré – Instalação de equipamento de Raio-X Fixo Digital

Prefeitura de Santa Leopoldina – Projeto Saúde Bucal Comunitária

Secretaria de Estado da Saúde – Projeto de Reforma e Ampliação do Hospital e Maternidade de São Mateus

Resgatando Sorrisos Especiais

O projeto “Resgatando Sorrisos Especiais” trata da implantação da assistência odontológica gratuita em ambiente hospitalar (Hifa Guarapari), em casos de baixa e média complexidade com uso de sedação, voltado às crianças portadoras de deficiências físicas e mentais do município e região, que inclui as assistidas pela Pestalozzi e Apae. A expectativa da instituição é de atender cerca de 500 crianças e adolescentes especiais.

Como votar:

Baixe o aplicativo (link) e cadastre-se pelo e-mail ou Facebook

Acesse e clique em “votação”, disponível no menu

Escolha o projeto, role a tela até o final e “Vote Sim”

Inclua CPF, CEP e confirme o voto por duas vezes

Outras duas etapas de votação contemplarão projetos ligados à Educação, seguido de um pacote de Turismo, Meio Ambiente, Agricultura, Assistência Social e Ciência e Tecnologia. O resultado será divulgado no dia 06 de dezembro e a verba será liberada no orçamento de 2020.

Em tempo

Recentemente, o deputado federal disponibilizou um formulário para sugestão da destinação de R$ 12 milhões em emendas parlamentares. Na primeira etapa, 217 projeto avançaram entre 549 inscritos. A fase seguinte foi de análise com base em quatro critérios básicos: qualidade, sustentabilidade financeira, impacto gerado e alcance das microrregiões. Avançaram para a última etapa 31 projetos, representando 18 municípios de nove diferentes microrregiões do Espírito Santo. Para Rigoni, o objetivo foi tornar a distribuição dos recursos mais transparente e democrática e, para isso, era preciso ouvir as pessoas.

Pontos moeda