Emagracimento: personal aponta como manter a pele firme durante pandemia

Saúde

Emagracimento: personal aponta como manter a pele firme durante pandemia

Quando a perda de peso é muito grande ou realizada com técnicas radicais, as chances de conquistar uma pele flácida são maiores

Foto: Divulgação

O isolamento social provocado pela pandemia de covid-19 trouxe consequências para a saúde, além do vírus Sars-Cov-2. Segundo um levantamento realizado pesquisadores da área da psicologia, endocrinologia e patologia, quatro em cada dez brasileiros ganharam peso durante o período.

Visto o cenário, não é incomum o fato de que muitas pessoas recorreram à métodos de emagrecimento mais radicais. “Apesar de muitos, de fato, conseguirem levar o indivíduo à perda de peso, essa mudança geralmente é pouco duradoura. Além disso, vilões como a flacidez e o efeito sanfona tendem a aparecer com mais frequência nesses casos”, aponta o personal trainer Tauan Gomes.

Segundo o profissional, quando há adoção de dietas restritivas, o corpo perde não apenas gordura, como massa magra, gerando assim a flacidez. “Quanto mais alimentos e nutrientes essa rotina alimentar cortar, mais difícil será mantê-la. É por isso que, na maioria das vezes, a pessoa tende a retornar para o peso original ou até maior que o anterior à dieta e ainda manter a pele com esse aspecto mais envelhecido”, alerta o profissional.

No caso de Alexandra (foto), que chegou a pesar 140 Kg após a gravidez, a vontade de perder peso veio após perceber que o tamanho corporal estava provocando sintomas como dores e dificuldades de fazer coisas simples do dia a dia. Após perder mais de 50 kg com o acompanhamento médico, ela se viu insatisfeita com a estética corporal.

“Meu corpo não estava como idealizei, apesar de não ter mais o mesmo peso minha pele estava flácida e eu não estava contente com a minha imagem. Foi ao traçar um plano de exercícios que aumentasse meu tônus muscular e a firmeza da minha pele que comecei a obter mais confiança e autoestima”, conta.

Tauan Gomes, que foi quem a acompanhou no processo, aponta que por mais que a pessoa tenha o objetivo de perder peso, o treino voltado para musculação é importante nesse período. Quando praticados apenas os exercícios aeróbicos, a longo prazo, há perda de massa muscular.

“O ideal é não deixar os treinos de força de lado, já que são eles que atuam no processo de fortalecer e manter a massa muscular e consequentemente conservar a pele mais firme durante o processo de emagrecimento. Assim como é preciso se manter bem hidratado antes, durante e depois das atividades, para manter a células corporais hidratadas e assim não perder a firmeza e elasticidade da pele”, garante Tauan.

A alimentação é outra ferramenta de combate. Alimentos ricos em cálcio são primordiais para que a produção se colágeno se mantenha constante, assim como boas fontes de proteína e alimentos ricos em vitamina C, D e E, recomenda o personal.