Saúde

Volta do peso pós-cirurgia bariátrica é comum, mas especialista faz alerta

Médica chama a atenção sobre a importância de manter o acompanhamento com profissionais para que a retomada do peso seja lenta

Foto: Divulgação

Considerado um método seguro e eficaz, a cirurgia bariátrica é comumente utilizada no tratamento para a obesidade. Muitas pessoas recorrem ao procedimento para a perda de peso, acreditando que vai resolver o problema. Especialistas, no entanto, alertam que o tratamento não é a solução definitiva.

A perda média de peso, após cirurgia, é de aproximadamente 33% do peso inicial. Na fase de “lua de mel”, considerada nos primeiros 18 meses após a cirurgia, o paciente mantém a disciplina, segue as recomendações da nutricionista e se exercita, o que contribui para a queda progressiva de peso. Após esse período, o peso estabiliza por algum tempo, mas, com o decorrer do tempo, o apetite aumenta gradativamente, até o retorno dos velhos hábitos alimentares.

“A recuperação de peso pós cirurgia bariátrica tem sido uma questão clínica muito comum. O reconhecimento precoce e a análise dos fatores que contribuem para a recuperação de peso são essenciais para reduzir esse tipo de recorrência potencial para comorbidades. O aconselhamento dietético, o uso de medicação anti-obesidade e até a consideração de uma revisão cirúrgica são algumas opções de tratamento para os pacientes nessa condição”, diz a endócrina e especialista em medicina esportiva Gisele Lorenzoni.

As abordagens enfatizam a importância do acompanhamento regular pós-cirúrgico de longo prazo, já que a cirurgia bariátrica é o tratamento mais eficaz para obesidade grave e resulta na remissão de importantes comunidades, como diabetes, hipertensão, etc.

“Para evitar a recuperação do peso e o ressurgimento de comorbidades, é necessário um ajuste no comportamento alimentar e de atividade física, bem como na prescrição de uma ingestão adequada de proteínas que possam ajudar o paciente a alcançar a manutenção da perda de peso em geral”, pontua a endócrina.

Pontos moeda