Saúde

Já posso tomar a 3ª dose contra covid-19? Saiba como conferir

Com a ampliação e redução do prazo de intervalo entre a segunda dose e a dose de reforço, muitos capixabas ficaram em dúvida sobre quando poderão receber a terceira dose do imunizante

Bianca Santana Vailant

Redação Folha Vitória
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Durante um pronunciamento, no início da tarde desta terça-feira (23), o secretário estadual de saúde, Nésio Fernandes, afirmou que para um esquema vacinal ser considerado completo, ou seja, para garantir uma proteção efetiva contra a covid-19, é necessário tomar as 3 doses da vacina.

"É importante destacar que a vacinação completa é com três doses para idosos e adultos. Por isso pedimos que a população se mobilize", pontuou.

Acontece que, com a ampliação e redução do prazo de intervalo entre a segunda dose e a dose de reforço, muitos capixabas ficaram em dúvida sobre quando poderão receber a terceira dose do imunizante. 

Veja o passo a passo para descobrir se você já está apto a completar a imunização:

1º PASSO | IDENTIFICAR A DATA DA ÚLTIMA DOSE 

Caso você tenha perdido o comprovante entregue no momento da vacinação, é possível conferir as datas de aplicação dos imuizantes online. 

Basta assessar o Portal Vacina e Confia, site do Governo do Estado, e fornecer as suas informações cadastrais: CPF e senha

Na aba "vacinas" você poderá conferir qual foi a data de aplicação da primeira e segunda dose, além de qual foi o imunizante aplicado. 

2º PASSO | CONFERIR OS PRAZOS 

As regras para o prazo de intervalo entre a segunda e a terceira dose são diferentes para alguns públicos. Por isso, é importante que, além de conferir a data da aplicação da D2, você se informe corretamente sobre os prazos. 

Para te ajudar, .o jornal online Folha Vitória preparou um resumo. Veja abaixo os prazos determinados para cada um dos públicos. 

Acima de 18 anos - 5 meses após a segunda dose

Acima de 60 anos - 90 dias (3 meses) após a segunda dose

Profissionais da saúde - 5 meses após a segunda dose

Imunossuprimidos - 28 dias após a segunda dose

3º PASSO | AGENDAMENTO E VACINAÇÃO

Depois de conferir os prazos e identificar qual o seu grupo, é a hora de agendar a vacina ou procurar um local onde as doses estejam sendo distribuídas à livre demanda. 

Para colocar em dia a vacinação contra a covid-19, a Secretaria de Saúde do Espírito Santo (Sesa) aderiu à ação 'Mega Vacinação, do Ministério da Saúde. Com isso, diversas cidades mantém pontos de imunização para atender a população.

O jornal online Folha Vitória listou todos os pontos de vacinação e datas de agendamento disponíveis.

Veja na íntegra: Vacinação em atraso e dose de reforço: veja os locais para se imunizar na Grande Vitória


Pontos moeda