Saúde

É necessário tirar o siso? Entenda para que serve o "dente do juízo"

Não apenas o siso, mas qualquer dente ou gengiva que seja negligenciado no tratamento pode acarretar prejuízos severos; entenda

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: Freepik/ArtPhoto_studio

Indiscutivelmente, o dente do siso é o mais polêmico de toda a boca.

Como o último dente da arcada dentária a se manifestar, ele nasce tarde, causa dor e desconforto, e às vezes, exerce pressão sobre os demais dentes, levando a problemas de alinhamento e, eventualmente, à necessidade de extração e uso de aparelho ortodôntico.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas de Saúde? Participe da nossa comunidade de Saúde no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Contudo, fica a dúvida: o dente do siso ainda tem alguma função?

Qual a função do dente do siso?

Inicialmente, o dente do siso é mais um molar, desempenhando a mesma função de mastigação que os primeiros e segundos molares, conforme esclarece o dentista Gabriel Barbosa.

A cirurgiã-dentista Kenia Oliveira acrescenta que, na pré-história, os seres humanos possuíam mandíbulas maiores e mais fortes, e o terceiro molar, também conhecido como siso, era usado na trituração dos alimentos.

LEIA TAMBÉM: Anvisa alerta sobre lote falso de Ozempic

Atualmente, algumas pessoas ainda conseguem fazer uso desse dente, caso haja espaço suficiente para o seu desenvolvimento. 

No entanto, muitos enfrentam dificuldades, uma vez que o siso pode permanecer escondido na gengiva, provocando inflamações e, em alguns casos, até mesmo desenvolvendo cáries.

Por que o siso é chamado de dente do juízo?

O apelido é dado por conta da tendência de nascer entre os 16 e 21 anos, uma fase em que se supõe que a pessoa esteja começando a “criar juízo”, como explicado por Kenia.

LEIA TAMBÉM: Gel para disfunção erétil é aprovado por agência dos EUA; saiba como funciona

Além disso, ela acrescenta que especialistas em latim sugerem que a palavra "siso" deriva de "sensus", que significa juízo.

Por que nem todas as pessoas nascem com o siso?

Gabriel argumenta que se trata de uma característica evolutiva.

Ao longo do tempo, a dieta humana passou a incluir menos alimentos crus ou de textura dura. Consequentemente, os dentes perderam sua função original e foram desaparecendo do organismo das pessoas.

LEIA TAMBÉM: Adenocarcinoma no intestino: o que é diagnóstico após exame que detecta câncer?

Kenia afirma que também pode haver situações em que a pessoa não apresenta o germe dental necessário para o desenvolvimento do dente, embora isso seja raro, e pode ocorrer com outros dentes.

Por que esse dente tem o nascimento tão doloroso? E por que continua a doer?

Muitas vezes, a origem da dor pode ser atribuída ao fato de o dente empurrar os outros, gerar tensão nos músculos, provocar inflamações ou cáries.

LEIA TAMBÉM: Novembro azul: câncer urológico é o mais temido pelos homens, diz pesquisa; veja sintomas

A persistência da dor pode ser causada pelos mesmos fatores, bem como pelo processo lento de perfurar a gengiva.

Todo mundo precisa tirar o dente do siso?

Tirar o siso não é uma regra absoluta.

Existem situações em que a extração dos dentes do siso é necessária, como quando há a demanda por espaço ortodôntico, a ausência de espaço para o surgimento de outros dentes, problemas de posicionamento e cáries nos dentes do siso ou em seus vizinhos. 

LEIA TAMBÉM: VÍDEO | Comer placenta, como Mendigata e Fernanda Lima, não ajuda a saúde; entenda

Em pacientes nos quais os dentes do siso crescem adequadamente e não causam prejuízos no alinhamento dentário, eles podem ser mantidos.

Os sisos podem ser extraídos todos de uma vez?

É possível, no entanto, tanto Gabriel quanto Kenia recomendam que as extrações sejam realizadas em pares, a fim de proporcionar maior conforto ao paciente durante o processo de cicatrização entre as cirurgias.

LEIA TAMBÉM: Gêmeos de Colatina completam 1 mês; entenda desafios de prematuros

O siso pode gerar prejuízos à saúde bucal? E a falta desse dente?

Não apenas o siso, mas qualquer dente ou gengiva que seja negligenciado no tratamento pode acarretar prejuízos severos, podendo até mesmo levar ao óbito do paciente por falta de cuidados adequados com a saúde bucal. Porém, a dentista conclui que a ausência dele não resulta em nenhum prejuízo.

*Com informações do Portal R7.

Pontos moeda