Saúde

Osteoporose tem relação com a falta da reposição hormonal

Queda dos hormônios femininos responsáveis pela massa óssea, podem gerar a doença

Larissa Agnez

Redação Folha Vitória
Foto: Pixabay
Doença acomete, principalmente mulheres, com idade superior a 50 anos. 

A osteoporose é uma doença que causa diminuição da massa óssea, aumentando as chances de quebra dos ossos. O que muitas mulheres não sabem é que a osteoporose pode ser evitada com a reposição hormonal. De acordo com a ginecologista e obstetra, Lorena Baldotto quando as mulheres chegam na menopausa, por volta dos 50 anos, há uma queda dos hormônios femininos que tem algumas funções no organismo, entre elas, manter a boa quantidade da massa óssea.

Prova disso é que a doença acomete principalmente as mulheres, acima dos 50 anos. “É comum sofrer com a osteoporose nesta fase da vida e muitas vezes é necessário fazer a reposição hormonal. Mas é claro que não se deve descartar o uso- que é essencial- do tratamento de suplementação de cálcio, vitamina D e medicamentos que diminuam a reabsorção óssea", explicou Lorena. 

A ginecologista também explica que é muito importante a avaliação do ortopedista, que pode indicar outros meios para cuidar e aumentar a quantidade da massa óssea. “Não se esqueça também que uma boa alimentação e os exercícios físicos são muito importantes para a prevenção e tratamento, tanto da menopausa quanto da osteoporose”, alertou a médica.

Outra dica da especialista é que as mulheres procurem um médico especialista antes mesmo que a doença surja para a realização de uma avaliação completa de qual é a melhor propedêutica.

Pontos moeda