Saúde

SUS: Serviço de Radioterapia será implantado em Santa Casa de Vitória

Ministro da Saúde assina termo de compromisso para criação do serviço de Radioterapia na Santa Casa de Vitória

Larissa Agnez

Redação Folha Vitória
Foto: Comunicação Santa Catarina
Termo foi assinado na sexta-feira, 28 de dezembro, em Brasília. 

O ministro da Saúde, Gilberto Occhi, assinou em Brasília na tarde da sexta-feira (28), em conjunto com a provedora da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, Maria da Penha Rodrigues D’Avila, o Termo de Compromisso Para Solução Por Meio da Criação do Serviço de Radioterapia. Com a assinatura do termo, o Hospital da Santa Casa de Misericórdia de Vitória passa a participar do Plano Nacional de Expansão da Radioterapia no SUS, que tem por objetivo dar acesso e melhorar a qualidade de vida dos pacientes que dependem deste serviço no país.

A implantação ocorrerá por meio de uma parceria. O terreno para a implantação do serviço já está disponível, oferecido pelo hospital. As obras serão realizadas com recursos próprios da Santa Casa e o Ministério da Saúde fornecerá o aceleração linear, aparelho utilizado na Radioterapia. As obras estão previstas para iniciarem já em 2019.

Atualmente, a Santa Casa de Vitória presta atendimento aos pacientes de Oncologia, ofertando tratamentos cirúrgicos e de Quimioterapia. A Radioterapia vem para completar um ciclo na atenção oncológica.

A provedora da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (ISCMV), Maria da Penha Rodrigues D’Avila, esteve com o ministro em Brasília para a assinatura do termo e comemorou a conquista, uma vez que a grande beneficiária do termo é a população capixaba, que hoje tem pouca oferta deste serviço no Espírito Santo.

"Essa assinatura significa, para nós, o fechamento de um compromisso que a Santa Casa tem com o povo capixaba, que é prestar a assistência como um todo. Com a Radioterapia, nós podemos ajudar na diminuição da espera do paciente, que às vezes é longa. Uma espera grande e grave, que nem todos conseguem alcançar. E é algo que queremos minimizar ao máximo", afirma.

Pontos moeda