Saúde

HGL passa por reformas; estadualização deve ser apresentada nesta sexta

Além da reforma, cronograma de estadualização do hospital deve ser apresentado amanhã por secretário estadual de Saúde

Foto: Divulgação
Áreas internas e externas do hospital vão passar por manutenção.

Alvo de muitas críticas e reclamação de más condições, o Hospital Geral de Linhares (HGL) está em obras. Vários setores do hospital vão passar por readequação. Os atendimentos seguem normalmente.

As obras acontecem no pronto socorro adulto, recepção, consultórios, postos de enfermagem, enfermarias e banheiros. Além disso, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, vai ser feita uma nova pintura interna e móveis vão ser trocados. Mais para frente, informa a secretaria, a obra acontece na parte externa do hospital: pintura e paisagismo.

Recentemente, o centro cirúrgico do HGL ficou parado por três meses porque também passou por reformas. A manutenção já foi concluída e pacientes que tiveram as cirurgias suspensas, por conta do período de manutenção, estão sendo sendo contactados para reagendamento. As obras são feitas com recursos do município.

Um levantamento feito pela Prefeitura de Linhares mostra que o HGL atende, em média, 700 pessoas por dia. São moradores de Linhares e região, além de pacientes do sul da Bahia.

Estadualização

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, vai estar em Linhares, nesta sexta-feira (13), para detalhar os investimentos da pasta para o município e apresentar o cronograma de estadualização do HGL.

No ano passado, a Câmara de vereadores de Linhares aprovou o processo de estadualização do Hospital Geral de Linhares. Ou seja, a responsabilidade do HGL passa da Prefeitura de Linhares para o governo do Espírito Santo. Na época, o governo estadual informou que o custo anual do hospital era de R$ 28 milhões ao ano para o município.

Com a estadualização, o projeto é o de ampliar o número de leitos. Dos atuais 90 para 152, além de se tornar um dos principais serviços de urgência e emergência da região. Mas a transição ainda não aconteceu.


Pontos moeda