Saúde

Não há mortes pela nova variante de gripe no ES, diz Sesa

Secretaria de Estado da Saúde ainda aguarda "resultados de sequenciamentos genéticos que foram encaminhados para a Fiocruz" para confirmar se há presença da cepa Darwin em território capixaba

Marcelo Pereira

Redação Folha Vitória
Foto: Matheus Brum / TV Vitória

Não há mortes pela nova variante de gripe, a chamada Darwin,  - uma das linhagens do vírus H3N2 -,  no Espírito Santo. A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado da Sa´´ude (Sesa), que também ainda não confirma a circulação da cepa em território capixaba. A nova variante da influenza é apontada como a causadora da epidemia de gripe em outros Estados do país.

A Sesa divulgou que duas pessoas morreram neste ano vítimas da influenza A (gripe).

"A Secretaria da Saúde do Espírito Santo (Sesa/ES) informa que neste ano os exames analisados pelo Laboratório Central, tem indicado a predominância da Influenza A (subtipo H3N2), entretanto, até o momento, não há confirmação de que a cepa que está circulando no Espírito Santo é a mesma que tem sido observada nos demais estados. A Sesa aguarda resultados de sequenciamentos genéticos que foram encaminhados para a Fiocruz", reforça.

A pasta diz que, até o momento, das 15 mil mostras de casos suspeitos de síndrome gripal foram registrados 74 casos de influenza A, com positividade de 0,48% das amostras. 

"Em relação aos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Influenza, segundo dados do Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP-Gripe), há a confirmação de cinco casos e dois óbitos", complementa. 

A Sesa ressaltou também que aguarda o restabelecimento do sistema de notificação do Ministério da Saúde para ter o balanço completo sobre a Influenza no Estado. 

A secretaria informou ainda que tem mobilizado os 78 municípios capixabas para a ampliação da cobertura vacinal com objetivo de alcançar a meta preconizada pelo Ministério da Saúde, de 90% dos grupos prioritários. Atualmente, a cobertura vacinal da Influenza nos grupos em que há meta está em 78,6%.



Pontos moeda