Saúde

Ômicron foi identificada em 57 países, diz OMS

Dados provenientes da África do Sul sugerem que o risco de infecção da Ômicron é maior em comparação a outras cepas

Ômicron foi identificada em 57 países, diz OMS Ômicron foi identificada em 57 países, diz OMS Ômicron foi identificada em 57 países, diz OMS Ômicron foi identificada em 57 países, diz OMS
Foto: Fiocruz/Debora Barreto

A variante Ômicron do coronavírus já foi identificada em 57 países, informou o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom. A expectativa é que esse número ainda aumente, disse nesta quarta-feira, 8, em coletiva à imprensa.

Tedros reforçou a necessidade de não se chegar a conclusões sem que haja informações suficientes para tal. 

No momento, segundo o diretor, é visto um quadro consistente de aumento rápido de transmissão, “ainda que, por enquanto, a taxa exata de aumento em relação a outras variantes permaneça difícil de quantificar”.

Dados provenientes da África do Sul sugerem que o risco de infecção da Ômicron é maior em comparação a outras cepas, mas mais informações são necessárias para que se firme uma conclusão, diz Tedros. 

“Também há evidências de que a Ômicron cause uma doença mais amena que a Delta, mas, de novo, ainda é muito cedo para definir.”

Líder técnica da resposta à pandemia de covid-19 pela OMS, Maria Van Kerkhove observou que o avanço da Ômicron na África do Sul se deu quando a taxa de contaminação pela variante delta estava “bem baixa”. 

“Precisamos ver como a Ômicron vai se comportar em outras populações, onde há um número alto de casos da delta”, disse.

Em relação às notícias da Pfizer, cujos estudos preliminares sinalizaram eficácia contra Ômicron, a diretora do Departamento de Imunização, Vacinas e Produtos Biológicos da OMS, Katherine O’Brien disse estar ansiosa por mais informações, mas reforçou o caráter preliminar dos dados informados até o momento.