Gerir um serviço de saúde, de pequeno, médio e grande portes, requer estar sempre em busca de novas soluções para otimizar e melhorar o que é oferecido ao cliente. Por isso, cada vez mais soluções para melhorar o contato com os clientes e aprimorar a gestão e organização das empresas têm chegado ao mercado.
Durante a edição do Rede Saúde Summit, que aconteceu na última quinta-feira (24), com realização da Rede Vitória e ÁS Consultoria, foram apresentadas algumas ferramentas que respondem a alguns dos maiores desafios dos profissionais: inovação em atendimento e gestão.
Como melhorar os processos com automação
O pitch de startups foi o momento da tarde reservado para que as empresas UDOK Digital, MEDHY e MKData apresentassem seus cases e ferramentas para diferentes necessidades dos serviços de saúde. Atenção primária, captação e marcação online e gestão e sistemas de apoio foram os principais temas abordados.
Captação e marcação online
Captar e agendar clientes pode ser um gargalo em muitos consultórios. Muitas vezes, a demanda presencial e online pode ser alta demais para a equipe responsável. E é nessas horas que os famosos bots entram em ação.
Mas ao contrário do que muitos pensam, automatizar o atendimento de um serviço de saúde não se resume àquelas mensagens automáticas de “sim” ou “não”.
Ferramentas como o UDOK Bot oferecem um atendimento mais completo, respondendo às dúvidas e realizando agendamentos pelo WhatsApp, como explicou a CEO da Udok Digital, Fabiana Negri Lebram:
Quantos clientes vocês já perderam por não otimizarem seus serviços? O segredo das clínicas inteligentes está na automação.
Segundo ela, com ferramentas mais direcionadas, é possível que o bot responda a dúvidas e mantenha o relacionamento ativo com mensagens segmentadas, de acordo com o perfil do cliente e com o serviço utilizado.
Atenção primária
A atenção primária também pode ser otimizada com as ferramentas certas. Durante o Rede Saúde Summit, o CEO da Medhy, Luis Filipe Saba, apresentou as soluções oferecidas pela empresa.
Ele destacou que, neste caso, a inteligência artificial conta com aprendizagem profunda (deep learning) para aprimorar a jornada do paciente na atenção primária e com foco em diagnósticos qualificados.
Um exemplo de aplicação é quanto ao histórico clínico do paciente. A Medhy utiliza o histórico clínico, acumulado no Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) para gerar dados complementares para a consulta.
Assim, é possível garantir que o médico tenha acesso a todas as informações necessárias para o tratamento, mesmo que o paciente esqueça de citar algum sintoma ou medicamento utilizado.
Gestão e sistemas de apoio
Quantas vezes o serviço de saúde já deixou de ser eficiente ou rápido devido à ferramenta de gestão escolhida? Rômulo Costa, CEO da MKData, empresa com foco em soluções para área da saúde, ressaltou que a tecnologia pode otimizar processos e trazer mais proximidade entre as pontas.
Segundo ele, o sistema, que se chama MKSaúde, reúne ferramentas como agendamento online, prontuário eletrônico, relatórios detalhados e confirmação de agenda por WhatsApp. Além disso, o sistema ainda disponibiliza acesso por aplicativo às funcionalidades.
“Nós sempre estamos buscando tecnologias novas que podem agregar no dia a dia, tanto das operadoras quanto dos beneficiários, quanto para todos os stakeholders que estão nesse mercado. Então, o objetivo nosso é fazer muita tecnologia para facilitar os processos, o dia a dia e a operação dessas empresas que movimentam o valor substancial aqui no estado”, explicou.
Sobre o Rede Saúde Summit
O Rede Saúde Summit é um novo formato inspirado em grandes encontros nacionais e internacionais do setor e nasceu da necessidade de levar conhecimento para todo o mercado.
Segundo Alice Sarcinelli, CEO da ÁS Consultoria e diretora-executiva da Rede Saúde, o evento pôde abranger um público diverso que contribui com a construção do setor capixaba.
“Com muita alegria chegamos a essa quinta edição do Saúde em Fórum, que faz parte de um grande evento que é o Rede Saúde Summit, com o objetivo de reunir a cadeia produtiva do setor da saúde. Agora, além do C-levels de portas abertas para os acadêmicos e também para o profissional que está na ponta”, afirmou.
Já Felipe Caroni, diretor-executivo da Rede Vitória, afirmou que iniciativas como o Rede Saúde reforçam o papel da comunicação de fomentar a informação de qualidade.
“Nosso papel aqui como veículo de comunicação é dar visibilidade, trazer esse tema para a discussão de quem regula, quem participa, quem empreende e quem se envolve no setor de saúde de uma forma geral”, completou.
O evento é uma das vertentes do Rede Saúde, a primeira e maior plataforma multimídia do setor no Espírito Santo. Fazem parte do ecossistema as colunas do Folha Vitória Vida Saudável, voltada para o cidadão, com artigos escritos por especialistas renomados de áreas variadas, e Saúde em Fórum, que dá visibilidade para iniciativas que transformam a saúde no Estado, além do programa Check-up Saúde, com duas temporadas por ano na TV Vitória.
A próxima edição do evento deve acontecer em outubro e mais informações serão compartilhadas em breve.