Saúde

Retrospectiva 2019: saiba quais foram as principais notícias de saúde

O conteúdo da retrospectiva segue sendo publicado até o dia 30 de dezembro, destacando o Espírito Santo, o Brasil e mundo sob os mais diversos enfoques

Foto: Divulgação

Para dar continuidade a retrospectiva 2019 do Folha Vitória, o tema desta quarta-feira (25) será sobre saúde. As 12 notícias que marcaram o noticiário capixaba este ano são destaques no jornal online. Ao todo, serão 12 temas (uma alusão aos 12 anos do Folha Vitória), com as notícias mais relevantes de cada editoria.

O conteúdo segue sendo publicado até o dia 30 de dezembro, destacando o Espírito Santo, o Brasil e mundo sob os mais diversos enfoques: polícia, trânsito, esportes, mobilidade urbana, entretenimento, saúde, clima, economia e política, entre outros.

Confira o conteúdo que está sendo preparado. Basta acessar o Instagram oficial do jornal online: @folhavitoria.

Surto de Diarreia

O menino Théo ficou internado por nove dias e lutava contra uma infecção. Em coma, e com o quadro de insuficiência renal e edema cerebral, ele não resistiu e acabou morrendo.

Remédios mais vendidos

Um a cada três dos remédios mais vendidos no Brasil em 2018, pode ser prejudicial para a saúde dos olhos, segundo guia 2019 da Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (INTERFARMA).

Infecção por bactéria

Uma infecção causada por uma bactéria atinge grande parte das mulheres podendo levar a morte se não for tratada. A principal delas é a cistite aguda, que é uma infecção da bexiga. Em segundo lugar vem a pielonefrite, uma infecção nos rins. Na infância, a infecção está relacionada ao hábito de reter a urina e em alguns casos às alterações no desenvolvimento dos órgãos do sistema urinário.

Bebê sem rosto

Em 2019, um caso chamou atenção: um bebê nasceu sem rosto. Felizmente, o avanço da medicina e da tecnologia fez com que novas cirurgias garantissem mais qualidade de vida para o bebê. Segundo os médicos, a condição que é rara, não permite que bebês sobrevivam muito tempo, em casos assim, a expectativa de vida do recém nascido é de poucas horas de vida.

Ameba ‘comedora de cérebro’

Uma menina de 10 anos morreu após ser contaminada por uma ameba “comedora de cérebro humano”, o caso aconteceu nos Estados Unidos. Além disso, na Argentina um menino de oito anos foi morto pelo mesmo motivo e teve a morte confirmada pela Sociedade Internacional de Doenças Infecciosas (ISID).

Diagnóstico

Fraqueza, anemia, palidez, sudorese noturna, cansaço excessivo e progressivo, palpitações, falta de ar, emagrecimento e perda de apetite, dor ou desconforto no abdômen. Esses sintomas que, muitas vezes, são confundidos com sinais do envelhecimento, podem ser indícios da mielofibrose: um câncer mais incidente em pessoas a partir de 60 anos, que afeta as células responsáveis pela produção de sangue na medula óssea.

Espondilite anquilosante

Dores fortes nas articulações que persistiram durante três meses. Esse foi o sintoma que fez com que o cantor sertanejo e filho de Leonardo, Zé Felipe, buscasse ajuda médica. Segundo o músico, as dores eram intensas e atacavam os joelhos, pés e costas. “Desde julho sentindo essa dor, indo ao médico e eu não sabia o que era”, revelou o cantor.

Jejum intermitente

A maioria das pessoas passa a vida toda fazendo dietas, mudando hábitos alimentares, mas dificilmente atinge o corpo ideal. Existe muita confusão em relação as dietas, principalmente, com a falsa ideia de que comer de três em três horas emagrece.

Gordura trans

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou que aprovou regras para controlar o uso de gorduras trans industriais em alimentos e banir o uso de gordura parcialmente hidrogenada até 2023. A norma deve ser implantada em três fases e o objetivo é evitar o consumo excessivo das gorduras, que estão ligadas ao aparecimento de doenças cardiovasculares.

Reduzindo a fome

Comer além da conta em algumas ocasiões, como em festas ou em viagens, é perfeitamente normal e o corpo tem mecanismos que não vão fazer ninguém ganhar 10 quilos por causa de alguns gramas a mais de alimentos. Porém, quando a fome é exagerada todos os dias e em todas as refeições, aí é diferente e recorrer a algumas estratégias será necessário para reduzir a fome.

Dieta low carb

Emagrecer rápido: essa é a promessa da dieta low carb, que reduz, significativamente, o consumo de carboidrato. Existem inúmeros perfis em redes sociais de pessoas que são adeptas do estilo de vida. O objetivo é compartilhar experiências de sucesso no emagrecimento e dividir receitas, já que é um desafio compor um cardápio sem o macronutriente.

Gordura boa

Assim como um grande vilão dos filmes, a gordura é vista como um alimento completamente maléfico e que costuma ‘assombrar’ a saúde das pessoas. Mas afinal, ela merece a fama que tem? De fato, o consumo desse nutriente em excesso pode trazer problemas para o organismo, mas isso não é diferente de qualquer outro alimento quando ingerido mais que o recomendado.