Reprodução/Freepik
Reprodução/Freepik

Quais cuidados com a pele você costuma manter durante o inverno? Se engana quem pensa que esta época do ano não exige cuidados específicos. A medida que a temperatura cai e o ar fica mais seco, nossa pele tende a desidratar e perder o viço.

Outros fatores também contribuem tudo isso. Entre eles estão o hábito de tomar banhos mais quentes, costume que provoca a remoção da oleosidade natural da pele e a redução do manto hidrolipídico, barreira de proteção que funciona como um escudo fino responsável por manter a integridade da pele ao reter a umidade.

LEIA TAMBÉM: Alzheimer: conheça os benefícios da atividade física

As consequências mais comuns é ficarmos com a pele esbranquiçada, ressecada e propensa a rachaduras. A dermatologista Ana Flávia Lemos orienta como garantir a saúde da pele. “O ideal é investir no uso de cremes, especialmente no inverno. É importante também, destacar que o uso de loções ou óleos não substitui a hidratação, ambos devem ser utilizados juntos”, esclarece.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

E claro, existem outros cuidados para garantimos a pele perfeita. A seguir, você confere uma lista feita especialmente pela dermatologista, com os principais hábitos que devem ser adotados no dia a dia. Vamos lá?

TENHA UMA ALIMENTAÇÃO ADEQUADA

Invista em uma alimentação equilibrada e saudável. Para manter a pele boa, é importante a ingestão de legumes e hortaliças. Alimentos que são ricos em vitaminas e minerais, capazes de neutralizar os radicais livres e prevenir o envelhecimento, que tende a acontecer no inverno devido a exposição repetida ao frio e ao vento, favorecendo o surgimento de rugas e linhas finas se tornam mais visíveis.

As frutas, também exercem um papel fundamental, principalmente as que são ricas em vitamina C como a laranja, o morango ou a cereja, por exemplo.

Os vegetais como brócolis e a cenoura, por exemplo, são alimentos indispensáveis no cardápio durante o inverno.

Além disso, Dra. Ana Flávia destaca a importância da ingestão de proteínas que são fundamentais para a pele, cabelos e unhas. “Ainda recebo muitas pacientes com queda de cabelo e unhas fracas porque não ingerem proteína de forma adequada”, acrescenta a dermatologista.

HIDRATE O CORPO

No momento de decidir qual o produto ideal para manter a hidratação, dê preferência para os que contém em sua composição o acido hialurônico. Ele pode ser o seu melhor amigo no desafio deixar a pele lisinha.

Lembrando que o ideal é fazer a aplicação do hidratante e do óleo corporal duas vezes ao dia, uma vez pela manhã e outra à noite. O melhor momento é após o banho, quando a pele ainda está úmida, aumentando o poder de hidratação do produto e retendo a água na pele.

BEBA ÁGUA

Quem nunca bebeu menos água durante o inverno? Apesar de ser um hábito comum, não é indicado. Quando se trata da pele, reduzir o consumo de água impacta a hidratação, além de afetar a elasticidade e a maciez. Uma dica valiosa é apostar em chás ou sucos.

HIDRATE O ROSTO

Um costume que muitas pessoas têm é o de utilizar o hidratante corporal no rosto. A dermatologista Ana Flávia Lemos explica que não se deve fazer isso, porque os produtos corporais contêm maior quantidade de substâncias oleosas.
Além disso, o hidratante facial precisa atender as necessidades da sua pele. Não deixe de agendar uma consulta com o dermatologista de sua confiança, para entender qual o melhor tratamento para você.

HIDRATE OS LÁBIOS

Os lábios estão entre as regiões do corpo que mais sofrem com as alterações da temperatura. Para evitar rachaduras, o ideal é utilizar hidratantes específicos para essa área, como o protetor labial com fotoproteção, por exemplo.

HIDRATE AS MÃOS

Parece óbvio dizer, mas é muito importante hidratar as mãos e muitas pessoas tendem a deixar esse cuidado de lado. Sempre expostas ao frio, essa área precisa ser hidratada diariamente. Existem cremes próprios para isso, que ajudam a mantê-las macias, sedosas e saudáveis.

UTILIZE FILTRO SOLAR

Ainda que estejamos em uma estação com dias nublados e chuvosos, é importante manter o uso do filtro solar. Isso porque o sol, mesmo que esteja mais fraco e escondido entre as nuvens, não deixa de emitir os raios UVA e UVB, causando danos nas células do tecido da pele. Além da radiação ultravioleta, as pessoas também estão expostas à luz visível que se encontra no computador, no celular e em outros aparelhos eletrônicos.

PROCEDIMENTOS DERMATOLÓGICOS

E, para quem deseja investir em procedimentos dermatológicos como peelings, remoção de manchas ou rejuvenescimento, tratamentos a laser, entre outros. O inverno é uma boa época, facilitando que o paciente evite a exposição ao sol, tendo em vista que os raios solares estão mais fracos.

Dra. Ana Flávia Lemos

Dermatologista

Médica formada pelo FTESM do Rio de Janeiro, especialista em Dermatologia pelo Serviço de Dermatologia do Prof Azulay na Santa Casa do Rio de Janeiro. Preceptora da Pós Graduação de Dermatologia da Santa Casa do Rio de Janeiro 2003 - 2008. Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia

Médica formada pelo FTESM do Rio de Janeiro, especialista em Dermatologia pelo Serviço de Dermatologia do Prof Azulay na Santa Casa do Rio de Janeiro. Preceptora da Pós Graduação de Dermatologia da Santa Casa do Rio de Janeiro 2003 - 2008. Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia