O serviço de teleconsultas já está disponível em todos os 78 municípios do Espírito Santo, segundo anúncio feito pelo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, e pelo secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann.
O serviço começou a ser implantado em janeiro e, de acordo com a Secretaria de Saúde do Espírito Santo (Sesa), 20 mil pacientes já foram atendidos. São oferecidos até 18 especialidades, conforme a demanda de cada município.
A oferta das consultas remotas faz parte de um pacote anunciado pelo governo do Estado, em dezembro de 2024, com 1,25 milhão de consultas e 670 mil exames especializados em 2025.
Para as teleconsultas, o investimento previsto pela Sesa é de R$ 16,6 milhões para a oferta de 250 mil consultas em especialidades variadas.
Como funciona a teleconsulta
As salas equipadas com computador, webcam e impressora estão instaladas dentro das unidades básicas de saúde. O modelo permite que os médicos especialistas atendam de qualquer lugar e todas as consultas são acompanhadas por um enfermeiro ou técnico de enfermagem.
Segundo a Sesa, as especialidades médicas ofertadas nas cidades capixabas com teleconsultas variam entre as modalidades pediátrica e adulto. São elas:
- Reumatologia;
- Angiologia;
- Cardiologia;
- Dermatologia;
- Gastroenterologia;
- Neurologia;
- Neuropediatria;
- Ortopedia;
- Otorrinolaringologia;
- Psiquiatria;
- Urologia;
- Hematologia;
- Nefrologia.
O direcionamento de pacientes para as consultas remotas é feito pela Sesa e o paciente é avisado pela equipe da unidade de saúde sobre o agendamento, além de receber torpedos com as informações.
A Sesa ainda reforçou a importância de que os pacientes do SUS estejam com os cadastros atualizados. Isso pode ser feito na unidade básica de saúde em que são atendidos ou pelo Site Integra Saúde Capixaba.
Pelo celular ou pelo computador, basta acessar o endereço virtual, entrar com os dados pessoais do “Acesso Cidadão” e clicar na opção “Meu Perfil”.