A Superintendência de Saúde de Colatina, cidade da região Noroeste do Espírito Santo, passou a oferecer, na última terça-feira (6), teleconsultas na especialidade de Otorrinolaringologia.
Os atendimentos acontecem no Centro de Especialidades (CRE) de Colatina e estão disponíveis para os municípios que compõem a região.
LEIA TAMBÉM:
- Corujão da ressonância: exames são realizados de madrugada no Sul do ES
- Jaguaré decreta emergência após aumento nos casos de chikungunya
- VÍDEO | Chuva forte provoca alagamento em UPA de Vila Velha
Como funcionam as teleconsultas
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, as teleconsultas com especialista são solicitadas pelas unidades básicas de saúde e o agendamento é realizado pela Regulação Estadual.
No dia do atendimento, o paciente, acompanhado por um profissional da saúde, será encaminhado para uma sala equipada para a consulta por vídeo.
Caso seja necessário, para garantir mais informações ao médico responsável, o paciente pode ser submetido a uma otoscopia, feita pelo enfermeiro que acompanha o atendimento.
De acordo com a superintendente de Saúde da Região Central, Kamila Roldi, a implementação das teleconsultas é um passo importante para ampliar os atendimentos na especialidade.
A chegada das teleconsultas em otorrino é mais um passo importante na regionalização do cuidado. Temos percebido o quanto essa modalidade aproxima os pacientes dos especialistas e torna o atendimento mais ágil, afirmou.