Após três anos de um processo consistente de consolidação em análises clínicas, o Grupo Tommasi, liderado por Bruno Tommasi, anuncia a maior aquisição de seus 64 anos de história: a compra da Labormed, tradicional laboratório carioca com 55 unidades em 11 municípios do Estado do Rio de Janeiro e cerca de 600 mil exames realizados por mês.
A transação, concluída em 1º de setembro de 2025, posiciona o Grupo Tommasi como um dos principais players do Rio de Janeiro, ampliando sua capilaridade e competitividade em uma das praças mais relevantes do país.
O mercado de medicina diagnóstica no Brasil segue altamente pulverizado. Os principais players nacionais — Dasa, Fleury, Sabin e Alliança — juntos detêm apenas 30% do market share. Os 70% restantes estão distribuídos entre redes regionais de médio e pequeno porte.
Com a chegada da Labormed, o Grupo Tommasi reforça tradição, excelência e alcance.
“O foco desta aquisição é integrar a marca, capturar sinergias, diversificar produtos e consolidar nossa posição como uma das grandes empresas de medicina diagnóstica da região metropolitana do Rio de Janeiro”, afirma Bruno Tommasi, CEO do Grupo Tommasi.
“No início, buscamos preservar nosso market share na nossa região de origem. Mas logo percebemos o quanto de valor conseguimos gerar nas empresas adquiridas, o que nos encorajou a avançar além das fronteiras do Espírito Santo.”
Desde o início de sua estratégia de expansão, o Grupo Tommasi é assessorado pela JGP Financial Advisory, divisão de fusões e aquisições da JGP, e pelo escritório Mendonça Machado Advogados.
Segundo a JGP Financial Advisory, a entrada do Grupo Tommasi no Rio de Janeiro traz uma nova dinâmica para o estado, aumentando a competitividade e acelerando a consolidação regional.
“Esse cenário evidencia que o Brasil ainda apresenta uma ampla avenida de consolidação, com oportunidades relevantes para fusões e aquisições, expansão de escala e ganhos de eficiência”, afirma João Paulo Cavalcanti, sócio da JGP Financial Advisory.
Evolução da estratégia de crescimento
A aquisição da Labormed marca a 11ª transação realizada em apenas três anos, consolidando o Tommasi como um dos principais grupos de medicina diagnóstica do Brasil. Nesse período, o grupo:
- Inaugurou uma nova sede e um NTO (Núcleo Técnico Operacional) com capacidade para processar 4,2 milhões de exames por mês;
- Ampliou sua rede com a aquisição de laboratórios estratégicos como Labortel, São Marcos, PAT, Centrolab e Diagnosi (análises clínicas), Virchow (anatomia patológica) e CVP (vacinas e injetáveis) no Espírito Santo;
- No Rio de Janeiro, adquiriu o Laboratório Morales e o VYP Medicina Diagnóstica em Niterói, São Gonçalo e Maricá, além de unidades próprias do Tommasi na Tijuca e no Humaitá.
Com a chegada da Labormed, o Grupo Tommasi reforça sua estratégia de crescimento inorgânico orientado para todas as classes sociais, posicionando marcas e serviços de forma segmentada para atender diferentes perfis de clientes.
Sobre o Grupo Tommasi
Com 64 anos de história, o Grupo Tommasi é referência em saúde diagnóstica no Espírito Santo e no Rio de Janeiro, atuando em análises clínicas, anatomia patológica, vacinas e injetáveis. Com crescimento sustentado por aquisições estratégicas e inovação em serviços, o grupo combina tradição, tecnologia e atendimento humanizado, estando entre os principais players de medicina diagnóstica do Brasil.