Alimentação pode desencadear acne? Saiba como a dieta influencia nas espinhas

Foto de Dra. Gisele Dazzi
Dra. Gisele Dazzi

Estudos recentes sugerem que uma alimentação saudável é capaz de desempenhar um papel importante no controle da acne.

Pesquisas mostram que certos nutrientes afetam diretamente a saúde da pele, portanto, uma dieta natural pode fornecer ao corpo os nutrientes necessários para combater essa inflamação cutânea.

O consumo de alimentos ricos em antioxidantes, como frutas vermelhas, vegetais de folhas verdes e nozes, por exemplo, combate os danos causados pelos radicais livres e reduz a inflamação na pele. Além disso, a ingestão de ômega-3 encontrado em peixes gordurosos, sementes de chia e linhaça também reduz a gravidade da acne.

Por outro lado, ingerir alimentos com alto índice glicêmico, como açúcar e carboidratos refinados, assim como laticínios, pode provocar ou agravar o problema. O motivo é que esse tipo de comida inflama e altera os níveis de hormônios no corpo.

Embora a relação entre alimentação saudável e acne esteja em constante estudo, é certo que adotar uma dieta nutritiva trará mais benefícios para a saúde da pele do que prejuízos.

LEIA TAMBÉM: “Rivotril natural”: conheça chá que ajuda a controlar a ansiedade e a irritação na TPM

Foto de Dra. Gisele Dazzi

Dra. Gisele Dazzi

Médica endocrinologista e seu propósito aqui na coluna Vida Saudável é trazer informação e novidades para que você melhore a cada dia sua qualidade de vida. @dragiselelorenzoni