“Colesterol ruim” alto? Entenda os riscos para a sua saúde

Foto de Dra. Gisele Dazzi
Dra. Gisele Dazzi

O colesterol ruim alto representa um sério problema de saúde que não deve ser ignorado. Este tipo de colesterol, também conhecido como LDL (sigla em inglês para lipoproteínas de baixa densidade), pode aumentar significativamente o risco de doenças cardiovasculares incluindo aterosclerose, ataques cardíacos e derrames.

O perigo maior em estar com o colesterol ruim em níveis elevados reside na sua natureza silenciosa do problema! Muitas vezes não há sintomas perceptíveis até que ocorra um evento cardiovascular agudo. Por isso, exames regulares de colesterol são essenciais para identificar precocemente qualquer problema e tomar medidas preventivas.

O que pode desencadear aumento do colesterol LDL?

Vários fatores podem contribuir para o aumento do colesterol LDL, incluindo dieta rica em gorduras saturadas, falta de exercício físico, tabagismo, obesidade, diabetes e predisposição genética. É crucial adotar um estilo de vida saudável, incluindo uma dieta equilibrada, prática regular de exercícios e cessação do tabagismo, para reduzir os níveis de colesterol e o risco cardiovascular.

Em muitos casos, mudar o estilo de vida já é suficiente para controlar o colesterol ruim alto. No entanto, em situações em que isso não é o bastante, o médico pode recomendar o uso de medicamentos, como estatinas, para ajudar a controlar o colesterol e reduzir o risco cardiovascular.

LEIA TAMBÉM: Mudanças climáticas e doenças transmitidas por mosquitos; entenda a relação

Foto de Dra. Gisele Dazzi

Dra. Gisele Dazzi

Médica endocrinologista e seu propósito aqui na coluna Vida Saudável é trazer informação e novidades para que você melhore a cada dia sua qualidade de vida. @dragiselelorenzoni