Dicas para ser feliz, afastar a tristeza e impulsionar a sua vida

Foto de Andrea Camargo
Andrea Camargo

Não é novidade a divulgação sobre a importância de investimentos, por parte do empregador, na saúde mental, física e emocional dos colaboradores.

Esse tema se faz ainda mais importante quando vemos pesquisas de dados concretos sobre os impactos dos transtornos mentais na vida dos trabalhadores, como a reportagem publicada no “Valor Econômico” em 24/01/2024, que mostrou os dados do Ministério da Previdência Social do Brasil. Tais números indicam que, em 2023, foram concedidos 288.865 benefícios por incapacidade devido a transtornos mentais, detectando um aumento de 38% dos casos em relação à 2022.

Esse cenário preocupante evidencia a necessidade de ações necessárias para mudar essa realidade. Mas como melhorar esse triste fato na vida dos trabalhadores?

Adotar medidas simples e de fácil implementação nas empresas com baixo custo é a solução mais certeira para alçar resultados eficazes a curto prazo.

Há uma variedade de pesquisas científicas que destacam os benefícios da meditação para o bem-estar mental e emocional de qualquer indivíduo. Portanto, esta solução se encaixa na praticidade, baixo custo e fácil aplicação, necessária para derrubar as objeções tanto dos empregadores, quanto dos colaboradores.

A prática da meditação está cientificamente comprovada como redutora do estresse, uma vez que promove a clareza mental, melhora a capacidade de atenção e promove a resiliência. Assim, uma vez praticada com reiteração, será perceptível ao indivíduo a sua melhora, assim como a percepção de todos ao seu redor.

Empresas como o Google, a Apple, a Nike e o Deutsche Bank são exemplos de organizações que incorporam a prática da meditação em suas culturas organizacionais. Elas oferecem programas de mindfulness, sessões guiadas de meditação e até mesmo salas de meditação em seus escritórios, reconhecendo os benefícios que essa prática pode trazer para o bem-estar dos funcionários e, consequentemente, para o desempenho da empresa.

Integrar a meditação no ambiente de trabalho pode ser feito de diversas maneiras. Uma ferramenta muito inovadora nessa área tem sido a disponibilização de aplicativos ou recursos digitais para meditação como a @4uinteligenciaemocional, que trata não apenas da saúde mental, mas da emocional e da física, uma vez que o individuo deve ser saudável como um todo, então essencial o trabalho dos três bem-estares em conjunto. Essas iniciativas devem ser personalizadas e adaptadas para atender às necessidades específicas de cada organização e de seus colaboradores.

Considerando a crescente aceitação e adoção da meditação no mundo corporativo, é evidente que as empresas estão reconhecendo o valor dessa prática para o bem-estar mental e consequentemente para o engajamento e produtividade dos funcionários.

A felicidade motiva e a tristeza incapacita. Um funcionário estável mentalmente, feliz emocionalmente e saudável fisicamente sempre será percursor de um trabalho motivado e produtivo, enquanto o colaborador infeliz, desestabilizado emocionalmente e com a saúde física descuidada irá cumprir muito mal a sua obrigação, apenas baterá o seu ponto e estará no seu trabalho fisicamente (e às vezes nem isso).

LEIA TAMBÉM: Pets em casa? Cuidado para seu alinhador não virar brinquedo!

Foto de Andrea Camargo

Andrea Camargo

Sócia fundadora da 4U – Startup de bem-estar físico e mental. Pós-Graduada em Neurociências e Comportamento pela PUC-RS. Doutoranda PUC SP. Master e Licenciada pela StarEdge dos cursos Avatar de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal no Brasil e nos EUA. Advogada Empresarial e Mestre em Garantias e Direitos Fundamentais. Prof. de cursos profissionalizantes sobre comportamento, empreendedorismo jurídico e inteligência emocional. @4uinteligenciaemocional