Fibromialgia: conheça a importância de tratar a doença

Foto de Dra. Guacyra Muzzi
Dra. Guacyra Muzzi

Estamos encerrando o FEVEREIRO ROXO, um mês inteiro dedicado à conscientização da Fibromialgia: uma doença real que pode comprometer muito a qualidade de vida!

A FIBROMIALGIA é uma doença que afeta principalmente mulheres, entre 30 e 50 anos de idade, provocando dores difusas no sistema musculoesquelético, acompanhadas por:

– Rigidez articular principalmente ao acordar;
– Sensação de fadiga matinal;
– Sono fracionado e não reparador;
– Dificuldade de concentração;
– Alterações do humor como depressão e ansiedade;
– Síndrome do intestino irritável; dores de cabeça.

Para o diagnóstico, se faz necessária uma avaliação especializada e cuidadosa por profissional experiente em lidar com este tipo de doença, pois não há um exame laboratorial específico capaz de documentar a doença! O diagnóstico correto é feito baseado em testes e questionários médicos validados para esta finalidade.

O tratamento adequado requer uma participação ativa do paciente, pois envolve não apenas o uso de medicações específicas, mas também a prática regular de medidas não farmacológicas, como:

– Atividade física regular;
– Alongamentos;
– Controle do peso;
– Terapia;
– Fisioterapia.

Se você se identifica com estes sintomas, ou conhece alguém portador de Fibromialgia, não deixe de buscar ajuda de um profissional especialista em dor. O cuidado adequado pode devolver qualidade de vida ao paciente, melhorando suas relações interpessoais e sua produtividade no trabalho!

Esperamos que o entendimento e os cuidados com a Fibromialgia possam muito além de apenas um mês do ano! Lembre-se sempre: É POSSÍVEL VIVER SEM DOR!

LEIA TAMBÉM: Só um pouquinho de açúcar branco pode?

Foto de Dra. Guacyra Muzzi

Dra. Guacyra Muzzi

Médica Anestesiologista, especialista em Cuidados ao Paciente com Dor no Hospital Sírio Libanês. Especialista em Intervenção em Dor pela USP/ Ribeirão Preto. Responsável pelo ambulatório de Dor Oncológica do Hospital Santa Rita de Cássia. @draguacyramuzzi