Descubra como a espiritualidade pode interferir na sua saúde

Foto de Dra. Guacyra Muzzi
Dra. Guacyra Muzzi

Já está comprovado por meio de estudos clínicos que pessoas que cultivam a espiritualidade possuem menor chance de desenvolver dor crônica!

Sabemos que o tratamento da dor crônica é desafiador, envolvendo não apenas medicamentos ou bloqueios analgésicos, mas também medidas não-farmacológicas.

Dentre estas medidas podemos citar:

– Atividade física;
– Fisioterapia;
– Psicoterapia;
– Atividades de meditação;
– Vida espiritual ativa!

Este conceito da espiritualidade contribuindo para o controle da dor crônica está alinhado ao entendimento do indivíduo como um ser BIO-PSICO-SOCIAL, em que diversos elementos precisam estar em harmonia para o bom andamento da “saúde total”, incluindo não apenas o bom funcionamento fisiológico do corpo humano, mas também fatores como a afetividade e a espiritualidade, de modo a preencher toda a complexidade do ser humano.

Assim, independente de religião ou crença, busquemos praticar a espiritualidade, ampliando o olhar para as necessidades básicas e primitivas do ser humano.

Desejo a todos os nossos leitores uma Páscoa cheia de saúde e boas emoções!
Forte abraço!

LEIA TAMBÉM: Lasers para tratar a pele são todos iguais? Veja o que diz dermatologista

Foto de Dra. Guacyra Muzzi

Dra. Guacyra Muzzi

Médica Anestesiologista, especialista em Cuidados ao Paciente com Dor no Hospital Sírio Libanês. Especialista em Intervenção em Dor pela USP/ Ribeirão Preto. Responsável pelo ambulatório de Dor Oncológica do Hospital Santa Rita de Cássia. @draguacyramuzzi