Sinusite tem cura? Entenda o que é a doença, causas e tratamentos

Foto de Dr. Giulliano Luchi
Dr. Giulliano Luchi

Quem não conhece uma pessoa que sofre de sinusite? Essa doenca é muito prevalente na população em geral e representa uma parcela muito importante dos custos com tratamentos de saúde todos os anos.

A sinusite consiste na inflamação ou infecção das vias aéreas superiores representadas pelas fossas nasais e seios da face. O processo infeccioso pode ser causado por fungos ou bactérias.

Todos os quadros inflamatórios de vias aéreas superiores como, por exemplo, gripes e resfriados, quando duram mais do que 10 dias, sem sinal de melhora, podem potencialmente evoluir para uma crise de sinusite aguda.

Também é muito comum a evolução de quadros alérgicos muito duradouros para quadros infecciosos de sinusite. Portanto ao longo dos anos com o aumento da concentração da população mundial em áreas urbanas, vem ocorrendo um aumento dos casos de sinusite na população em geral.

Na maioria das vezes a sinusite cursa com obstrução nasal, dor de cabeça, secreção nasal, febre, dor no corpo e falta de disposição para as atividades diárias. Esse quadro atrapalha muito a produtividade do indivíduo, tanto na escola quanto no trabalho, bem como seu relacionamento com as pessoas próximas.

Mas, afinal, sinusite tem cura?

A resposta é sim. Tanto os quadros agudos, quanto os crônicos, que são aqueles que tem duração superior a três meses, sem nenhum intervalo de melhora, tem tratamentos definitivos descritos na literatura médica.

O otorrinolaringologista é o médico mais adequado para fazer uma avaliação minuciosa da situação e adequar o tratamento para ter maior índice de sucesso. O tratamento pode consistir apenas em medidas locais de higiene com soro fisiológico, uso de anti-inflamatórios, antialérgicos, medicações tópicas nasais ou, até mesmo, antibióticos por períodos muitas vezes prolongados, para alcançar a cura total da doença.

Algumas situações podem determinar que a resposta ao tratamento clínico seja ruim e a doença assuma um caráter crônico. Nesses casos, faz-se necessário avaliação da necessidade de intervenção cirúrgica, para permitir melhor resultado do tratamento clínico e controle total da doença.

Avaliação da necessidade de cirurgia para o tratamento da sinusite é extremamente minuciosa, realizada através de exames complementares específicos, em momentos específicos do tratamento. Portanto, nesses casos, o paciente deve buscar um otorrinolaringologista, cirurgião, que esteja habituado a trabalhar com essa doença.

Na grande maioria das vezes, quando indicado tratamento cirúrgico para sinusite, no período pós-operatório, é necessário manter-se o tratamento clínico, até o controle total da doença.

Atualmente, as intervenções cirúrgicas para o tratamento da sinusite são realizadas através de vídeo cirurgia, utilizando-se instrumentais específicos e altamente tecnológicos, que permitem resultados muito precisos, baixa morbidade pós-operatória, com período muito curto de internação hospitalar e retorno precoce às atividades de trabalho e estudo.

Buscar uma orientação especializada é o melhor caminho para o controle da sinusite e melhora da qualidade de vida.

LEIA TAMBÉM: Como ajudar a criança a parar de chupar dedo e roer unha?

Foto de Dr. Giulliano Luchi

Dr. Giulliano Luchi

Médico. Mestre e Doutor em Otorrinolaringologia. Professor de Otorrinolaringologia da Universidade Federal do Espírito Santo. Título de especialista pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Membro internacional da Academia Americana de Otorrinolaringologia. MBA em gestão de negócios em Saúde. Formação em Mentoring, Coaching e Advice. @otoclinica_giulliano_luchi